Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 23 de Dezembro de 2015 às 14:05
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício 2016. O planejamento das ações para o próximo ano foi construído após uma série de três audiências públicas realizadas em pontos distintos da cidade e que contou com a participação de representantes da sociedade civil organizada e líderes comunitários, bem como votação na Câmara de Vereadores.

Como explica o secretário de Governo, Juarez Toledo Pizza, as emendas ao Projeto de Lei 58/2015 foram mantidas pela prefeita. Conforme a Câmara, o Executivo só poderá remanejar orçamento, via decreto, em um limite de 20%. Qualquer percentual acima, terá de passar pela apreciação do Legislativo.

Entre os novos projetos que se destacam na LOA 2016, no âmbito da administração pública, está a realização de um concurso público para preenchimento de quadro funcional nas secretarias e autarquias.

Na área da Educação foi proposta como meta a construção de sete creches e uma escola com 12 salas de aulas no bairro São Mateus, por estar localizado próximo a BR e assim facilitar o deslocamento com segurança dos estudantes. Como reforço na capacitação de professores, a secretaria de Educação vai retomar a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do governo federal com as prefeituras municipais que visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação à distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública.

Na área da saúde, além da ampliação e manutenção das equipes de vigilância epidemiológica e de saúde da família, está apontada a construção de uma nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas no grande Cristo Rei.

Em relação à secretaria de Obras, Viação a Urbanismo, a LOA contempla serviços e manutenção em pavimentação, recapeamento, patrolamento, construção e recuperação de pontes e ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com projetos nas áreas de saneamento básico, investimento na captação e distribuição de água, pavimentação asfáltica e habitação para abrigar pessoas em áreas de risco.

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural quer implantar a coleta seletiva de resíduos sólidos na cidade, por meio da educação ambiental, focada principalmente nas escolas.

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também elencou metas para execução em 2016 como a construção de uma estação compacta de tratamento de água no Distrito de Bonsucesso, a aquisição de 40 bombas submersas com quadros de comandos (poços artesianos), a instalação de 32 novos hidrantes, ampliação da rede de distribuição de água na cidade em 11 mil metros e um forte trabalho voltado ao combate de perdas e ligações clandestinas. Para isso, o DAE estabeleceu padronizar 10 mil ligações, sendo 5 mil delas com a instalação de cavaletes e hidrômetros e outras 5 mil só cavaletes. Outra frente de ação vai substituir 6 mil hidrômetros.

A LOA está orçada em R$ 930,4 milhões, considerando verba federal relativa a projetos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como outros repasses e receita própria. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4203/visualizar/