Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 22 de Dezembro de 2015 às 08:11
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 “O próximo ano promete muito para o setor de inovação”, afirmou o secretário adjunto de Estruturação e Inovação do Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE), Flávio Gomes. Ao final das 54 horas de Startup Weekend Cuiabá, evento que ocorreu neste fim de semana na Arena Pantanal, a comoção e o cansaço venceram os entusiastas que passaram três longos dias trabalhando em modelos de negócios a fim de transformar ideias em realidade.

No encerramento da programação, que premiou três startups pela evolução apresentada no decorrer das atividades, dois grandes eventos para o setor foram anunciados para o próximo ano. Além da segunda edição do Startup Weekend Cuiabá, prevista para junho de 2016, o Governo de Mato Grosso e representantes do ecossistema de inovação do Estado, formado por entidades civis, Startup MT e outros parceiros locais, iniciaram a tratativa para que a capital receba o Hackathon e o Fórum Nacional de Gestores da Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em março e maio, respectivamente.

O secretário adjunto do GAE adianta que para o Hackathon devem ser disponibilizadas 150 vagas para o público formado por hackers, programadores, desenvolvedores e inventores. Já o Fortec deverá receber cerca de 500 participantes, em maio de 2016. Novamente a Arena Pantanal deverá ser transformada em uma arena de inovações, sendo o local escolhido para reunir um público bem específico e interessado em expandir suas ideias.

 “O Startup Weekend Cuiabá foi muito elogiado pelos mentores, da estrutura à energia que vinha dos participantes que deixaram suas mentes abertas para o conhecimento. Para 2016 pretendemos repetir o sucesso contando sempre com a expertise dos ecossistemas de inovação de Mato Grosso”, ressaltou o gestor.

Premiações #SWCUIABA

A noite de domingo (20.12) também reservou surpresas para os participantes. As premiações começaram pela menção honrosa de “Espírito SW” aos desenvolvedores dos produtos Bora Sair – que sugere bares e restaurantes próximos de maneira personalizada a seus usuários –, e o Joga Fácil – direcionado aos interessados em marcar em grupo partidas de futebol.

Após todos os pitches da noite, os modelos de negócios foram julgados pelo trio de jurados formado pelo secretário de Estado de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira; e pelos especialistas em startups Renato Valente e Vinicius Roman.

No terceiro lugar da principal premiação foi escolhido o produto Ecocharger, que desenvolveu uma bateria solar para carregar celulares. Ocupando a segunda colocação, o grupo SOME Dengue, com a sua forma inteligente de munir a população de informações sobre o combate ao Aedes aegypti e de mapear focos das doenças causadas pelo mosquito. O tão disputado primeiro lugar ficou com o grupo desenvolvedor do Dressie, uma plataforma que promete facilitar a venda de peças seminovas de roupas de festa.

“Estou muito surpresa, não esperava o primeiro lugar, ainda mais concorrendo com bons produtos voltados para o combate à dengue ou para o meio ambiente, como a ideia da energia solar. Estou muito feliz e emocionada”, expressou em público a idealizadora do Dressie, Amanda Manzano.

Essa foi a primeira vez que Mato Grosso recebeu o Startup Weekend, realização que conta com o patrocínio de marcas internacionalmente reconhecidas. O Governo do Estado, por meio do GAE e das secretarias de Cultura (SEC), com incentivo do programa Economia Criativa; Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci); e Secretaria de Estado das Cidades (Secid), participou como um dos apoiadores do maior evento de startups do mundo que já soma mais de duas mil edições realizadas em 130 países. Sociedade civil organizada, entidades e outros parceiros locais também se uniram para trazer ao Estado a edição inédita do encontro de empreendedores.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4221/visualizar/