Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 15 de Dezembro de 2015 às 14:40
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques se reuniu com o deputado Leonardo Albuquerque, vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para debater sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e uma solução para a Escola Estadual Criança Cidadã (Caic) do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá).A reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (15.12), no gabinete do Governador.

Conforme o deputado, na tarde de segunda-feira (14), foi realizada uma reunião com a associação das empresas interessadas na região. Segundo o parlamentar, após os encaminhamentos do governo, o processo que estava há mais de 20 anos paralisado e já está em estágio adiantado. Leonardo destacou a aprovação votada em tempo recorde na AL para que a Zona fosse administrada majoritariamente pelo Estado.

“Hoje, ela (ZPE) é uma política pública de desenvolvimento para todo o Estado, não é mais ligada apenas a um município, é claro que o município de Cáceres será o maior beneficiário com os investimentos, mas a ZPE não se prenderá somente a uma região”.

De acordo com o deputado, as responsabilidades do Estado já foram cumpridas e no momento faltam apenas alguns projetos do poder público municipal. Segundo Leonardo, com as mudanças a AL também conseguiu aprovar um orçamento de R$ 16 milhões para ser investido na ZPE no próximo ano e tornar a zona ainda mais atrativa para os investidores e empresários.

Leonardo afirmou que os deputados agora estão acompanhando a votação do marco regulatório das ZPEs, que está é discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no Congresso Nacional, em Brasília.

CAIC

O deputado também manifestou sua preocupação quanto a Escola Estadual Criança Cidadã (Caic) que atende a alunos do 1º ao 9º ano. A instituição funciona em um prédio da Prefeitura de Cáceres, que pediu que o edifício retornasse para a aministração municipal.

No começo de dezembro, o Governo do Estado e a Prefeitura de Cáceres assinaram uma carta de compromisso, em que o Estado passa a ser locatário do imóvel em 2016 e a Prefeitura se compromete a doar um terreno para que o Estado construa uma nova escola, que passará a funcionar em 2017.

“Estamos falando de construção de Escolas. Em Cáceres temos décadas que isso não acontece. O Estado prontamente fez a sua parte, mas mais uma vez aguardamos que os poderes municipais se organizem para resolver essa situação”.

O governador Pedro Taques irá se reunir com os secretários de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e de Educação, Permínio Filho, para tentar dar ainda mais celeridade as questões.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4353/visualizar/