Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 07 de Abril de 2021 às 00:01
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso -ALMT, deputado estadual Elizeu Nascimento (PSL), informou que enviou um documento solicitando à concessionária de energia do Mato Grosso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que não repasse o reajuste da energia elétrica ao consumidor durante a pandemia de coronavírus. A previsão do reajuste estava previsto para acontecer no dia 8 de abril, no dia do aniversário de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Os membros da CPI da Energisa comemoram a decisão que a Aneel anunciou a postergação da tarifa durante este momento.

Os mais impactados serão os consumidores de baixa tensão média, este grupo inclui os consumidores da zona rural e pequenos comerciantes. Os consumidores residenciais vão arcar com uma tarifa maior.

“É necessário adotar medidas que diminuam os impactos negativos gerados pela pandemia aos consumidores mato-grossense, devendo-se, em caráter excepcional, reduzir a visão mercadológica das margens de lucro, tratando-se de uma situação humanitária de saúde humana. Não é hora de onerar ainda mais o consumidor”, frisou o presidente da CPI, Elizeu Nascimento.

O ofício enviado pela CPI da Energisa solicita a suspensão do reajuste enquanto vigorar as medidas de contenção, durante a pandemia no estado. O diretor da Aneel Sandoval Feitosa confirmou que recebeu o ofício encaminhado pela CPI e disse que não estará aplicando o reajuste.

“Não faremos o reajuste no momento atual, postergando as tarifas atualmente vigentes. A pandemia da covid-19 gerou uma série de efeitos negativos na sociedade brasileira, que impactou nas tarifas de energia elétrica. Diversas medidas foram tomadas pela Aneel e governo Federal, com o propósito de manter a sustentabilidade do setor e conter tarifas não razoáveis aos consumidores. Por conta disso, entendo necessária a postergação da vigência das tarifas da Energisa de Mato Grosso. Acredito que possamos, futuramente, criar até mesmo um novo índice para esta correção”, destacou Feitosa.

O documento foi assinado por todos parlamentares membros da CPI da Energisa-MT, o presidente Elizeu Nascimento, Vice-presidente Thiago Silva, relator Carlos Avallone, e os membros DR. Eugênio e Paulo Araújo.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/43556/visualizar/