Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 14 de Abril de 2021 às 23:59
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A UPA do Ipase de Várzea Grande segue como referência no atendimento à Covid -19 para as pessoas que sentem os primeiros sintomas da doença e buscam a realização de teste rápido. No local, foi montado um consultório médico exclusivo para estes casos, anexo a unidade, e os atendimentos ali realizados surtiram reflexo na Rede SUS do município, na Atenção Terciária – Hospital e Pronto-Socorro. Desta forma, a unidade hospitalar otimiza seu atendimento para os casos mais graves que requerem internação.

“Mesmo na própria unidade - Upa do Ipase - o fluxo de atendimento ficou mais organizado, mais rápido, porque a triagem é feita no gabinete médio externo, com direito a exames. Quando o caso requer internação, o paciente é regulado ou para a própria unidade, que está equipada com respiradores, exames de imagem e equipamentos necessários para o tratamento da doença, ou é encaminhado para o Hospital e Pronto-Socorro. O objetivo da implantação do gabinete externo foi o de dar agilidade aos atendimentos e conseguir detectar sintomas leves para imediatamente já iniciar o tratamento, evitando internação”, disse o Superintendente da Atenção Secundária, Osvaldo Prado Rocha, acrescentando que o local é equipado e os profissionais da saúde são preparados para atender somente casos de coronavírus, garantindo segurança, conforto e serviço de qualidade à população. Vale destacar que é necessário levar o documento de identidade e o cartão SUS, quando procurar o serviço.

O Superintendente Osvaldo Rocha Prado divulgou dados de atendimentos, desde a implantação do consultório externo da Upa do Ipase, e considerou pelos números que a unidade é resolutiva nos casos suspeitos de Covid com sintomas leves e tem salvado muitas vidas. Do dia 20 de março a 8 de abril, no consultório externo foram consultadas 5.209 pessoas, em que 1.657 realizaram testes rápidos e PCR. Destes testes rápidos, 1.184 positivaram para Covid -19 e 473 tiveram resultados negativos para a doença. Um elemento importante apontado pelas equipes de saúde são os casos de síndrome gripal, que totalizaram 3.552.

Diante dos dados, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros, disse que a Saúde municipal acertou em transformar a Upa do Ipase em referência para os casos de Covid – e, mais acertado ainda, a resolutividade do consultório médico externo, que de forma rápida atende a população.

“Atendemos mais de cinco mil pessoas com sintomas leves de Covid-19 em 20 dias, e o que nos surpreendeu foram os dados da síndrome gripal, que superaram os casos de Covid-19. Os primeiros sintomas das duas doenças são parecidos, como tosse seca, febre, dor no corpo. Por isso, é importante a avaliação médica e tratar as duas doenças rapidamente, para que não ocorra o agravamento”, pontuou Barros.

O secretário acrescenta que quem testou positivo já saiu da unidade com o Kit -Covid para iniciar imediatamente o tratamento, o que ajuda a evitar mortes. “O contágio do coronavírus continua alto e todos devem se cuidar. Relevante lembrar que a vacinação da gripe H1N1 já iniciou no município, o que evita agravamento das doenças respiratórias”, reforçou ele.

Sobre a imunização contra a Covid -19, o município segue avançando e vai iniciar neste sábado (17), a vacinação dos idosos acima de 60 anos. Todas as medidas estão sendo adotadas para conter a doença. “Temos importantes parceiros para que as nossas ações deem certo, como o Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso , Câmara de Vereadores de Várzea Grande e o Centro Universitário-Univag, Universidade Federal de Mato Grosso, Forças de Segurança, Guarda Municipal, Servidores da Saúde, cada um dentro de suas possibilidades com suas colaborações, e ainda somadas as medidas adotadas pelo prefeito Kalil Baracat, que têm priorizado a Saúde Pública em sua gestão, dotando as unidades de suporte necessário em medicamentos, insumos hospitalares, exames laboratoriais, equipamentos. Os esforços de todos somados resultam em atendimento resolutivo e de qualidade ao cidadão várzea-grandense nessa época de pandemia”, finalizou o secretário.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/43636/visualizar/