Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 14 de Dezembro de 2015 às 14:34
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A necessidade de garantir o abastecimento das comunidades rurais com água de boa qualidade fez com que os estudantes da Escola Estadual André Antônio Maggi, em Ipiranga do Norte, se empenhassem no projeto “Recuperação das Nascentes”. O trabalho desenvolvido por 29 alunos do 8º ano do ensino fundamental e culminou com o plantio de 120 mudas de vegetação nativa ao final desse segundo semestre letivo.

O projeto teve início em julho na unidade escolar, sob a coordenação da professora de geografia, Angelita Fernandes. A educadora relata que discutiu com os estudantes ações sociais que pudessem colaborar com a comunidade. A discussão levou os alunos a um item de necessidade vital, a água, e como o município possui cerca de 200 nascentes optaram por esse projeto.

“Questionamos os alunos que definiram por realizarmos um trabalho relacionado à água. Sendo que em propriedades de dois estudantes havia a necessidade de cuidado com as nascentes, e foram nesses locais que realizamos o trabalho”, conta a professora Angelita Fernandes.

 A educadora relata que após a definição, os estudantes participaram de palestra com um agrônomo e visitaram as nascentes para pesquisa de campo com o intuito de elencar as necessidades para a recuperação. O grupo ainda construiu uma maquete da nascente, e participou de uma formação executada por um geógrafo.

Dessa forma, puderam definir a área a ser trabalhada, identificar e solicitar as mudas. Os estudantes conseguiram a doação de 120 árvores nativas do mesmo bioma para plantar e garantir a conservação das nascentes e da flora.

Angelita Fernandes considera o resultado tão positivo, pelo envolvimento dos estudantes e engajamento da comunidade, que pretende dar continuidade ao trabalho em 2016, com o objetivo de recuperar mais nascentes do município.

Apoio

O projeto desenvolvido pela Escola Estadual André Maggi contou com a colaboração da empresa de energia em Sinop e Secretaria Municipal de Educação. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também realizou um curso e doou material de trabalho para os estudantes.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4384/visualizar/