Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 24 de Junho de 2021 às 19:21
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


Em reunião virtual realizada na tarde desta quinta-feira (24), o senador por Mato Grosso Wellington Fagundes (PL) solicitou ao procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, o apoio do Ministério Público Estadual no esforço pela construção de poços artesianos no Pantanal para abastecer caminhões pipa no combate a queimadas e incêndios que venham a acometer a região durante o período de seca. Com a baixa incidência de chuvas desde o ano passado, os mananciais, como corixos, lagoas etc. estão secos, o que dificultaria a coleta de água para suprir os caminhões pipa, inclusive do Corpo de Bombeiros.

O procurador-geral considerou oportuna a inciativa e solicitou ao senador Wellington que formalize a solicitação, com o envio de documentação que justifique tecnicamente a necessidade da construção dos poços para que possa municiar a área competente do MP para tratar do assunto. “Peço que formalize a demanda, com todos os estudos e levantamentos já realizados, que eu encaminharei à apreciação da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente Natural . Além do risco de queimadas e incêndios, que deve ser menor neste ano porque grande parte do pantanal foi queimada, há a previsão também de faltar água para a população pantaneira”, afirmou José Antônio Borges Pereira.

O senador Wellington Fagundes informou que a Associação Mato-grossense dos Municípios já realizou um estudo, coordenado por um geólogo, que apontou a necessidade de serem construídos cinco poços artesianos ao longo da rodovia Transpantaneira, que liga a cidade de Poconé ao Porto Jofre, que serviriam para abastecer as viaturas do Corpo de Bombeiros e caminhões pipa que vierem a ser contratados num eventual combate a queimadas.

O senador acrescentou que conseguiu recursos por meio de emenda parlamentar para aquisição, pela Metamat (Empresa Mato-grossense de Mineração, do Governo do Estado), de duas perfuratrizes de solo, mas por hora foi licitada e adquirida apenas uma, que, entretanto ainda não foi entregue pela empresa fornecedora.

“Estamos conversando com a Sema e o Ibama, mas consideramos importante a participação do Ministério Público no sentido de cobrar dos órgãos estatais empenho na construção desses poços”, afirmou Fagundes.

Procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scalloppe, titular da Procuradoria Especializada de Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, que também participou da reunião, disse que tão logo seja acionado pelo procurador-geral e tenha em mãos os estudos já realizados, fará uma avaliação com sua equipe sobre de que forma a instituição pode contribuir para viabilizar a construção dos poços artesianos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/44222/visualizar/