Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Domingo - 04 de Julho de 2021 às 23:19
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Se por lado há aqueles que continuam seguindo à risca a quarentena e o isolamento social, por outro lado muitas pessoas ainda contrariam todas as medidas de segurança à saúde pública e estão participando ou promovendo eventos com aglomerações, sem medidas de segurança, ignorando o uso de máscara e utilização de álcool em gel.

E para dar cumprimento às ações estipuladas nos decretos municipais de combate a proliferação do coronavírus, equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária – pasta que integra a secretaria de Defesa Social - têm intensificado a fiscalização de forma a conscientizar e autuar aqueles que desrespeitam a legislação.

Segundo informou o titular da pasta, Alessandro Ferreira da Silva, de janeiro a junho deste ano, a equipe da vigilância realizou 573 fiscalizações, sendo aplicadas 382 notificações e 191 autos de infrações. “Desde o ano passado, quando foi registrado o primeiro caso de coronavírus na cidade, temos trabalhado de forma atuante em todas as regiões da cidade, conscientizando e também autuando aqueles que insistem em desrespeitar as medidas de biossegurança, principalmente, no que tange a promoção de eventos com a participação de muitas pessoas”.

O secretário comentou que as equipes realizam rondas habituais, porém a população tem contribuído com o poder público, fazendo a denúncia das chamadas ‘festas clandestinas’, realizadas com um número expressivo de pessoas e, na maioria das vezes, sem alvará de funcionamento. “Nestes casos, a equipe da vigilância sanitária lavra auto de infração sanitária, sob a responsabilidade dos organizadores do evento”, alertou.

Alessandro Ferreira disse que não é interesse do município penalizar ninguém, mas sim chamar a atenção das pessoas para o problema que essa pandemia vem causando à população em todo o mundo. O vírus ainda permanece em circulação, mortes acontecem todos os dias e, por isso, a atenção deve ser redobrada. “A vacinação está acontecendo, porém não podemos abaixar a guarda, o momento ainda requer atenção, e principalmente, a conscientização dos moradores, até que toda a população seja devidamente vacinada”.

FORÇA-TAREFA: A equipe de fiscalização da Prefeitura Municipal de Várzea Grande é composta pelos agentes da Secretaria de Defesa Social (Vigilância Sanitária e Guarda Municipal), Secretaria de Meio Ambiente, Procuradoria Geral (Procon), Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Código de Postura), além da participação das polícias Civil e Militar.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva disse que Várzea Grande vem mantendo a força-tarefa nas ações preventivas e ostensivas, com o intuito de executar ações de fiscalização no combate ao coronavírus, que estão sendo feitas no município de forma organizada e estruturada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/44305/visualizar/