Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 10 de Dezembro de 2015 às 10:35
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Um exemplo. Este é o adjetivo que retrata o recuperando Jefferson, que até pouco tempo cumpria pena na Cadeia Pública de Arenápolis por tráfico de drogas. Hoje, recuperado, trabalha em um dos maiores grupos de distribuição de energia do Brasil. A conquista só foi possível porque Jefferson participou do curso de qualificação profissional de Eletricista industrial, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

“Esse curso teve início dia 25 de setembro e terminou 08 de dezembro com duração de 200 horas/aula. Vinte recuperandos foram capacitados, e isto é um orgulho pra nós; adiante, fico feliz em ver que um deles já saiu empregado, com contrato, e que agora vai voltar a cuidar dos filhos e da esposa, vai voltar a ter uma família e participar da sociedade”, disse a diretora da Cadeia, Luciana Francisca da Silva, emocionada com a vitória, que segundo ela, é compartilhada entre todos.

“A vitória é de todos os agentes penitenciários, do pessoal da administração, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, dos recuperandos e de seus familiares”, conta a responsável pela gestão da unidade penitenciária. E a cada dia, mais situações semelhantes a que aconteceu na vida de Jefferson se tornam comuns na história de homens e mulheres que estão cumprindo pena no Sistema Penitenciário (Sispen).

“Muitos dos recuperandos que participam dos cursos de qualificação e estão para sair são aproveitados pelo mercado de trabalho; conseguimos realizar parcerias com prefeituras e empresas privadas que aproveitam essa mão de obra, que já sai da unidade qualificada”, explica o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto.

Segundo o gestor, estes trabalhadores mostram mais vontade na hora de cumprir com seus deveres, pois querem mostrar à sociedade que realmente estão recuperados, e que já podem voltar ao convívio social.  





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4443/visualizar/