Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 09 de Dezembro de 2015 às 13:53
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, em parceria com o Instituto Ação Verde, já distribuiu mais de 2 mil mudas de árvores nativas na cidade, boa parte delas entregues em eventos promovidos pela Secretaria, como ações realizadas no Parque Ecológico Tanque do Fancho,  nos mutirões de cidadania, ‘Prati-Cidade’ e Rural.

Como explica a secretária da Pasta, Helen Farias Ferreira, a distribuição de mudas é uma forma dinâmica de promover a educação ambiental e arborizar o Município. “Temos uma necessidade urgente de recuperar as áreas verdes e de devolver ao solo a sua permeabilidade, que hoje em dia está perdida para o concreto, o cimento.

E as plantas são a melhor forma de restaurar os lençóis subterrâneos. A crise hídrica no Sudeste do país, por exemplo, desperta o alerta. Sem solos permeáveis, que garantam o ciclo natural da água, os períodos de estiagem acabam sendo mais prolongados”. Além disso, a secretária reforça que onde existem árvores, o microclima da região melhora. “Por isso o trabalho em parceria com entidades e a população no melhoramento do clima da cidade tem sido muito importante para Várzea Grande. Uma ação que parece simples, como o ato de plantar uma árvore, vai beneficiar gerações futuras e acaba realizando na prática a educação ambiental”.

Todas as pessoas que recebem as mudas são cadastradas pelos técnicos da secretária e recebem informações de como fazer o manejo das plantas, além de ensinar o replantio e instruir sobre o melhor lugar.

A secretária está distribuindo espécies nativas do cerrado, levando em conta o local disponível onde a pessoa deseja plantar na área urbana ou rural. A maioria das mudas são ipês, inclusive de jardins, com 2,5 metros, mogno e nim, mas há mudas de árvores frutíferas como jabuticaba, amora, maracujá, ingá, pitomba e tamarino.  

O Instituto Ação Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que busca promover o equilíbrio entre o meio ambiente, o bem-estar social e a atividade produtiva primária de Mato Grosso, atuando no fomento, implementação e certificação de ações do setor produtivo.

 

A secretária salientou que Várzea Grande vive um momento muito especial nesse período. "Demos início, no último final de semana, à abertura do ‘Natal Feliz’, com extensa programação cultural aos sábados e domingos, que se estende até o dia 20 deste mês. “Mais do que levar lazer e acesso cultural ao povo varzeagrandense, nossa intenção é proporcionar um ambiente em que as famílias possam voltar a acreditar na realização dos seus sonhos, como viver numa cidade melhor”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4471/visualizar/