Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 08 de Dezembro de 2015 às 10:04
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Ações de segurança pública, de prevenção à violência e ao uso de drogas lícitas e ilícitas foram realizadas pela Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, desde o início da primeira semana de dezembro, em Cuiabá, distrito da Guia, Várzea Grande e Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte).

Mais de 1.800 pessoas participaram das reuniões, sessões de cinema e palestras, que além de discutir problemas das comunidades, também levou informações dos projetos sociais executados pela instituição para promoção da qualidade de vida de jovens e adultos.

Na manhã de terça-feira (01.12), o projeto De Bem Com a Vida em parceria com a equipe multidisciplinar “Cultura da Paz” se reuniu com cerca de 38 professores da Escola Estadual “Padre João Panarotto” para debater e promover ações contra o uso abusivo de álcool e drogas por adolescentes dentro e fora do ambiente escolar.

Em outra ação social, a Coordenadoria de Polícia Comunitária e o projeto De Bem Com a Vida estiveram presentes no município de Tangará da Serra, na quarta-feira (02) para uma reunião de consolidação de rede de intersetorial e interdisciplinar com vistas a atenção cuidado e proteção. Estiverem presentes no evento, representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Pastoral da Sobriedade, Comunidade terapêutica Assembleia de Deus, CAPS, membro do legislativo municipal, educadores entre outros.

Segundo o Coordenador de Polícia Comunitária, delegado Gênison Brito a ideia de implantação da rede no município é promover, dentre outras coisas, estratégias de prevenção assegurando a promoção da saúde, a redução dos fatores de risco e o fortalecimento de fatores de proteção. “As ações visam sobretudo, reduzir as vulnerabilidades e reconstruindo laços familiares, escolar, laboral e comunitários”, destacou.

No período da tarde foi ministrada palestra para 70 alunos das Escolas “Ceja Antonio Casagrande” e “29 de Novembro” conduzida pelo coordenador do De Bem Com a Vida, investigador, Ademar Torres de Almeida, que exibiu vídeos da campanha do projeto.

Ainda na quarta-feira (02), a Coordenadoria de Polícia Comunitária esteve com moradores do Distrito da Guia, realizando a sessão de cinema em comemoração a inauguração da nova sede do Conselho de Segurança (Conseg), instalado no distrito. A sessão do filme “O jogo”, dos humoristas mato-grossenses Nico e Lau, reuniu cerca de 350 pessoas e foi exibida com todo o aparato técnico do projeto De Bem Com a Vida.

Na manhã de sexta-feira (04), a integração entre os projetos sociais da PJC promoveu um debate formativo com funcionários de empresa concessionária de água em Cuiabá. Cerca de 85 funcionários acompanharam atentamente as informações repassadas pelos investigadores Ademar Torres e Laura Lea que trataram das questões envolvendo o uso e abuso de álcool e outras drogas.

Segundo gerente do programa “De Cara Limpa contra as Drogas”, investigadora Laura Léa, as ações integradas buscam promover a redução do número de crimes contra vítimas maiores ou menores de idade, no período de médio e longo prazo, além de promover o aumento do número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes.

No sábado (05) o projeto De Bem Com a Vida participou da Ação Cívico Social (Aciso), no bairro São Mateus em Várzea Grande, promovida pelo II Comando Regional da Polícia Militar e Conseg’s da Área Central e São Mateus. No evento onde foi ministrada palestra para um grupo de pessoas envolvendo adultos, adolescentes e crianças. Na apresentação, os 55 participantes foram debatidos assuntos como gravidez indesejada, contágio de doenças transmissíveis entre outras violências.

Encerrando os trabalhos da semana, duas sessões de cinema simultâneas aconteceram na noite de sábado (05.12), uma “Cinema na Comunidade” desenvolvida pela coordenadoria da Polícia Comunitária, da Polícia Judiciária Civil, por meio do projeto “De Bem Com a Vida” e parceiros do Conseg da região do bairro Pedra 90, e outra realizada pelo Conseg do Bairro São Mateus.

As duas sessões contabilizaram mais de mil pessoas que tiveram um momento de cultura, lazer, aliado à orientação sobre os riscos do consumo do álcool e outras drogas. As sessões contaram com apoio dos parceiros para distribuição de pipoca, lanche, sucos aos presentes. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4522/visualizar/