Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 15 de Dezembro de 2021 às 22:41
Por: Redação TA c/ Empaer/MT

    Imprimir


Foto: Empaer
Foto: Empaer

Produtores do Assentamento Keno, na cidade de Cláudia (a 620 km de Cuiabá), obtiverem a liberação de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf A) para promover atividades agropecuárias na região. Foram beneficiados 35 produtores rurais com recurso no valor de R$ 31.500,00 cada. O benefício foi possível após assistência técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Os produtorres vão desenvolver atividades como a bovinocultura de corte e leite, aquisição de matrizes e reprodutores, formação e reforma de pastagem, fruticultura e aquisição de equipamentos.

Um das beneficiadas é Donaria Borges de Oliveira Carvalho, popular dona Nena. “Fiquei muito feliz quando soube que era uma das contempladas. Com o dinheiro irei investir na compra de novilhos para iniciar a produção de leite mais a frente”.

A presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Keno (Asprake), Luzia Donaria de Carvalho frisa que nesse primeiro momento participaram do processo 76 produtores que foram contemplados, porém, devido irregularidade ou falta de documentação nem todos tiveram acesso ao crédito. “Os que não conseguiram já estão se organizando para sanarem as pendências”.

Luzia destaca que o trabalho da Empaer foi fundamental, caso contrário, não seria possível. Ela lembra que muitos produtores estavam descrentes, mas com a liberação dó crédito, agora querem participar. “É importante que todos desse primeiro grupo sejam contemplados para iniciarmos um novo processo. No assentamento são 500 moradores e nossa meta é transforma o assentamento em uma referência na cadeia leiteira na região, por isso, o dinheiro é muito importante e chega em boa hora”.

O técnico da Empaer, Andrei Juliano Campeol, lembra que os trabalhos começaram em 2020 com 70 produtores que foram orientados sobre a importância da Declaração de Aptidão (DAP), além dos projetos junto ao Pronaf para iniciar a estruturação das propriedades.

Ele destaca que no decorrer do processo, foram promovidas várias reuniões com a participação de representantes do Banco do Brasil e membros da Asprake.

A técnica da Empaer, Thaynara Araújo Avalhaes explica que com o retorno da emissão da DAP começou o trabalho de elaboração dos cadastros bancários com abertura de conta e elaboração dos projetos técnicos. “Em novembro iniciou a liberação do crédito, contemplando 35 produtores que estavam aptos a receber o crédito”.

Sobre o Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar tem como objetivo ajudar os pequenos agricultores para que possam investir em suas propriedades. É destinado um financiamento para o fortalecimento de atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, desenvolvidos em estabelecimentos rurais ou em áreas comunitárias próximas. Com menores taxas de juros dos financiamentos rurais, e graças ao programa os produtos fabricados contam com um valor agregado, estimulando e aumentando a renda dos agricultores.

Dona Nena feliz em ter sido contemplada com o crédito Foto: Empaer





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/45417/visualizar/