Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 07 de Dezembro de 2015 às 08:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Participando da Conferência do Clima em Paris (COP 21), o Governo de Mato Grosso busca também fortalecer a economia do estado com a ampliação do mercado consumidor de commodities produzidos em Mato Grosso. Assim, o governador Pedro Taques se reuniu neste domingo (06.12) com o diretor da Tropical Forest Alliance 2020, Marco Albani, organização que reúne grandes empresas do mundo inteiro interessadas em promover a redução do desmatamento ilegal a partir da compra responsável de matéria-prima.

Pedro Taques apresentou o estado, destacando a produção agrícola associada à preservação ambiental, já que Mato Grosso aumentou sua produção ao mesmo tempo em que reduziu o desmatamento ilegal. Mesmo com todos os avanços, não só por parte do Estado, mas com a contribuição decisiva do próprio setor produtivo que está também inserido na agenda mundial de preservação ambiental, algumas marcas ainda não compram produtos mato-grossenses em razão de Mato Grosso abrigar parte da Amazônia legal, onde apesar dos esforços empregados ainda persiste o desmatamento ilegal.

“Mato Grosso tem feito seu dever de casa. Nos últimos 10 anos reduzimos nosso desmatamento ilegal, também apresentamos aqui na COP 21 a meta ousada de acabar com o desmatamento ilegal até 2020. Mas nós não vamos parar de produzir, pelo contrário, vamos aumentar nossa produção de forma responsável, com aporte de tecnologia. Queremos mostrar que comprar de Mato Grosso é socialmente e ambientalmente bom. Sabemos que as empresas vendem não só produtos, mas conceitos. E conceitualmente Mato Grosso é um estado responsável socioambientalmente”.

O diretor da Tropical Forest Alliance gostou da apresentação sobre Mato Grosso e convidou o governador para mostrar as iniciativas do Estado na próxima convenção do grupo, criando diálogo direto com as empresas. “As empresas que compõem a Tropical Forest Alliance, como Unilever e Marks & Spencer, estão comprometidas a investir em jurisdições com planos ambiciosos para proteger o meio ambiente e com uma produção responsável. E nós queremos ajudar a estruturar parcerias público-privadas, entre finanças públicas internacionais e governos nacionais e subnacionais, e o projeto de Mato Grosso está na linha do que estamos desenvolvendo”, afirmou o diretor.

O governador lembrou ainda que a estratégia de Mato Grosso para a redução do aquecimento global apresentada na COP 21 inclui também a ampliação da produção, com maior aproveitamento das áreas já abertas. Mato Grosso apresentou na Conferência do Clima uma estratégia que inclui produzir, incluir e preservar. No campo produzir, o Estado propõe, junto com a iniciativa privada, substituir 6 milhões de hectares de pastagem de baixo rendimento por cultivos de alta produtividade, sendo 3 milhões de hectares para grãos, 2,5 milhões de hectares para pecuária e 500 mil hectares para floresta plantada. Além disso, quer alcançar 6 milhões de hectares de floresta nativas sob manejo florestal sustentável.

Tropical Forest Alliance

 

 

Tropical Forest Alliance 2020 é a parceria global que reúne governos, setor privado e organizações da sociedade civil para remover o desmatamento a partir de óleo de palma, carne, soja e celulose e papel. O grupo pretende conseguir isso através da compra responsável das principais commodities agrícolas, incluindo carne bovina.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4567/visualizar/