Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 01 de Abril de 2022 às 11:16
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


A prefeitura de Várzea Grande estabeleceu parcerias, com o Governo do Estado de Mato Grosso e o Várzea Grande Shopping, para disponibilizar mais um ponto fixo de vacinação contra a Covid-19 a população várzea-grandense. O novo ponto fica situado no Várzea Grande Shopping, no Piso 1, no Centro Estadual de Cidadania, mesmo local onde a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania -Setasc- presta serviços da pasta à população. A ‘Vacina Cidadã’ acontece de segunda a sexta, das 10h às 18h.

“Com este novo ponto a campanha ganha fôlego para atrair as pessoas que precisam completar o esquema vacinal. O prefeito Kalil Baracat, nos autorizou a buscar meios e caminhos para atingirmos a meta de vacinar 70% da população com a terceira dose. Conversamos com o Governo do Estado e prontamente nos cedeu um espaço, onde funciona os serviços da pasta da Assistência Social e Cidadania dentro do Várzea Grande Shopping, e em conjunto estamos prestando mais um serviço neste espaço que é a ‘Vacina Cidadã’, para toda a população da cidade. Prontamente a direção do estabelecimento comercial, selou também a parceria por acreditar que o comércio ficará mais forte e movimentado, com a população vacinada e a economia da cidade voltando a se estabelecer.”, explicou o secretário Municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

O objetivo principal das parcerias é ampliar o acesso à imunização e, consequentemente, reduzir a circulação do novo coronavírus na cidade. “Precisamos continuar nos precavendo porque a covid-19 ainda não acabou. Quem precisa iniciar a vacinação, completar o esquema vacinal, tomar a dose de reforço, podem comparecer ao local, munidos de documentação, como comprovante de residência, a carteira vacinal, e documento com foto”, garantiu Gonçalo de Barros.

Os adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não tomaram a primeira dose podem fazer o cadastro no site da prefeitura de Várzea Grande e comparecer diretamente no local, bem como pessoas acima de 18 anos que não tomaram nenhuma dose ainda.

A quarta dose da vacina contra COVID-19 será dada apenas para os imunossuprimidos com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses após a terceira dose.

Dados:

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Várzea Grande já aplicou, até a data do dia 26 de março, o total de 472.636 doses , sendo 223.608 de aplicação da primeira dose, segunda dose 174.921, terceira dose 73.937 e 170 a quarta dose.

Somente em crianças, deste total de aplicações de doses da vacina foram imunizadas 11.181 crianças com a primeira dose e 366 com a segunda dose.

Como funciona o novo ponto:

O ponto no Várzea Grande Shopping, da ‘Vacinação Cidadã’ contra a Covid-19 está localizado no espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, e funcionará de segunda a sexta das 10h às 18h.

Neste ponto estarão disponíveis para adultos e adolescentes: primeira dose (D1) para pessoas com mais de 12 anos aptas a tomar a vacina; primeira dose(D1), segunda dose; dose de reforço (D3) e a quarta dose (D4) somente para imunossuprimidos com 18 anos e mais.

Para ser imunizado, basta comparecer ao ponto de vacinação e apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e comprovante de endereço. Em caso de segunda ou terceira dose, é necessário apresentação somente do cartão de vacinação inicial. Para facilitar o processo da primeira dose, recomenda-se fazer o cadastro no site da prefeitura pelo endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br clicar na aba ‘Imunização”. Quem não tiver acesso à internet é só comparecer com os documentos que o cadastro será confeccionado na hora.

Demais pontos de vacinação em Várzea Grande:

Unidades Básicas de Saúde que realizam vacinação contra a Covid-19 (adulto e adolescente)

Segunda a Sexta das 8h às 11h e das 13h às 16h

01 - Clínica de Atenção Primária Saúde – Cristo Rei

02 - ESF Manaíra

03 - Clínica de Atenção Primária à Saúde 24 de Dezembro

04 - Clínica de Atenção Primária Saúde Marajoara

05 - Centro de Saúde Aurília Curvo

06 - ESF Água Vermelha

07 - ESF São Mateus

08 - Clínica de Atenção Primária a Saúde Jardim Gloria

09 - UBS Cabo Michel

10- Centro de Saúde N S da Guia

-Unidades de Saúde exclusivas para vacinação contra a Covid 19 para crianças:

Dias: 31 de março, 01 e 04 de abril (quinta, sexta e segunda-feira)

Horário: 8h às 11h e das 13 às 16h.

01- Centro de Saúde Ouro Verde

02- Clínica de Atenção Primária à Saúde do Parque do Lago

Sábado 2 de abril: Vacinação em crianças de 5 a 11 anos:

Local: Escola Estadual Adalgisa de Barros

Horário: 8h às 16h

Sábado 2 de abril: Vacinação para adultos e adolescentes:

Local: Várzea Grande Shopping – Praça de Alimentação

Horário: 10h às 17h.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46079/visualizar/