Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 11 de Abril de 2022 às 09:05
Por: Redação TA c/ Fátima Lessa Assessoria

    Imprimir


Os trabalhadores-carteiros grevistas do Centro de Distribuição Domiciliar de Várzea Grande (CDD/VG) decidiram aproveitar a manhã do dia 7 de abril, quinta-feira, para fazer doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia, Hemosan, banco de coleta do hospital Santa Helena.

Além de socorrer o paciente Sandro Rosenberg internado na UTI do hospital, o sangue doado pelos carteiros grevistas vai repor o estoque de sangue do Hemosan que embora privado fornece sangue para vários hospitais tanto da rede privada quanto da rede pública do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e no interior.

Segundo a enfermeira Marileyde Rosa Ferreira, responsável pela captação, o Hemosan assim como outros dois bancos de sangue de Cuiabá, o Ihmeco e Hemocentro, está enfrentando dificuldades com a queda no número de doadores de sangue ainda por conta da pandemia. Os estoques de sangue do tipo “O” praticamente zeraram.

Foi pensando nisso também que os trabalhadores grevistas do CDD dos Correios em Várzea Grande decidiram doar sangue. Muitos são doadores voluntários, mas alguns sentaram na cadeira pela primeira vez.

Hoje, segundo a Marileyde, a grande demanda é sangue tipo “O” (positivo e negativo) e o “A” (positivo e negativo).

Uma bolsa de sangue de 450 ml salva quatro vidas. Doe sangue.

O Hemosan é anexo ao Hospital Santa Helena, bairro Santa Helena, fica aberto de segunda a sexta-feira das 7 às 17h30. Não fecha para o almoço.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46142/visualizar/