Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 26 de Maio de 2022 às 23:02
Por: Redação TA c/ SES-MT

    Imprimir


Foram homenageados biólogos, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnico de laboratório
Foram homenageados biólogos, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnico de laboratório

Os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), unidade gerida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), receberam uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa pelos serviços prestados no enfrentamento da pandemia pela Covid-19.

A homenagem ocorreu nesta quinta-feira (26.05), na nova sede do Laboratório, localizada no bairro Jardim das Américas, em Cuiabá.

Foram homenageados biólogos, nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnico de laboratório, entre outros.

"Esses servidores trabalharam intensamente durante os períodos mais críticos da pandemia. Devido a esse período que houve grande necessidade de testes, muitas vezes, nossa equipe precisou estender a jornada de trabalho para atender a população”, pontua o secretário Adjunto de Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Felipe Lima | AL-MT

O reconhecimento pelo relevante trabalho em prol da saúde pública no combate à pandemia da Covid-19 em Mato Grosso foi requerido pela deputada estadual Janaina Riva.

“Quando todo mundo ficou em casa, esses profissionais continuaram trabalhando e fizeram o possível para salvar o maior número de vidas. Então, hoje nós viemos fazer uma justa homenagem. Quero que saibam que não é um reconhecimento só meu, mas dos 24 deputados que votaram pela aprovação. Muitos deles destacaram o trabalho do Lacen e do ótimo atendimento às pessoas”, disse a parlamentar.

Para a diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, o ato representa um reconhecimento merecido, devido a dedicação e comprometimento que os servidores tiveram na realização das atividades durante a pandemia.

Felipe Lima | AL-MT

O Lacen atende aos municípios do Estado via Sistema Único de Saúde (SUS), com oferta de analises de sorologia, virologia, bacteriologia, micobacteriologia, água, alimentos, entre outros.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Lacen já realizou mais de 500 mil testes. Durante esse período, o laboratório passou de cerca de 60 análises de exames laboratoriais por mês para mais de 5 mil exames por dia, com laudo e parecer técnico dos resultados para a unidade de Vigilância em Saúde.

Lacen

Michel Alvim - Secom/MT

O Laboratório Central de Saúde Pública atende com prioridade as áreas de Vigilância em Saúde e realiza análises para diagnóstico dos agravos de notificação compulsória como Dengue, Hepatites, Febre amarela, Leptospirose, Hantavírus, Leishmaniose visceral canina e humana, HIV, entre outros.

Em novembro de 2021, o Lacen celebrou 46 anos de serviços ofertados aos 141 municípios de Mato Grosso. Recentemente, a unidade especializada também se tornou, ao lado de outros laboratórios públicos do Brasil, referência no sequenciamento genético para identificação de variantes do coronavírus. Antes, as amostras de Mato Grosso eram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz realizar o sequenciamento genético.

Uma sede definitiva para o Lacen está sendo construída em anexo ao Hospital Central, no Centro Político Administrativo. A obra conta com um investimento aproximado de R$ 11,8 milhões e deverá ser concluída em 2023. O local contará com uma estrutura de cerca de 2.500 m².





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46430/visualizar/