Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 10:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) conclui nesta sexta-feira (27/11)  o 1º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com Foco em Hardware. Ao todo, 350 urnas serão testadas em uma votação simulada, o que representa 3,96% das urnas de Mato Grosso. O teste é realizado por exaustão de operação e também de forma qualitativa.

Segundo o chefe da Seção de Voto Informatizado do TRE-MT, Leon dos Santos Filho, cada urna é avaliada por completo durante simulado. “Testamos todos os procedimentos de funcionamento da urna. Da emissão da zerésima, identificação biométrica dos eleitores, recepção de votos e impressão do boletim de urna, tudo é testado. Ela fica ligada no mínimo dez horas, período que é utilizada durante uma eleição real”, pontuou Leon.

No teste por exaustão, a urna é colocada em ambiente de votação, onde o mesmo técnico da Justiça Eleitoral simula vários eleitores. Assim, apenas uma digital é reconhecida. No teste qualitativo, vários técnicos participam da votação, fazendo assim a aferição da capacidade da urna no reconhecimento biométrico.

O número de urnas participantes do teste é escolhido com base em levantamentos estatísticos que garantem segurança ao simulado. “A intenção destes testes não é provocar erros e sim evidenciar as possíveis falhas dos equipamentos durante o curso de uma eleição. Todo o este conjunto de situações tem garantido que a eleição ocorra de forma ordenada, sem a necessidade de recorrer ao voto físico”, ressaltou Leon Santos.

Todas as informações do Simulado são repassadas para o Tribunal Superior Eleitoral, que é o proprietário das urnas eletrônicas de todo o país. Nas últimas duas eleições (2014 e 2012), nenhuma seção eleitoral de Mato Grosso necessitou utilizar urnas de lona, mantendo a eleição totalmente eletrônica.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4681/visualizar/