Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 09 de Agosto de 2022 às 21:15
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deverá contar nos próximos dias, a população quilombola do município de Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso. O complexo de Sesmaria Boa Vida denominado de terras de quilombolas no município papa-banana situa-se cerca de 50 km de Cuiabá e engloba várias comunidades: Mata Cavalo de Cima, Mata Cavalo de Baixo, Aguassú, Ponte da Estiva, Mutuca, Ventura e Capim Verde.

Assim, as pessoas residentes nessas áreas poderão responder à pergunta "Você se considera quilombola?" e informar o nome de sua comunidade.

De acordo com o IBGE, a maior parte da população quilombola vai se declarar por meio desta pergunta, mas, em algumas situações, principalmente aquelas de quilombolas residindo fora das comunidades, seus locais de moradia podem não ter sido identificados anteriormente.

Contudo, o IBGE avisa para não se preocupar, pois, nesses casos, o recenseador estará treinado para realizar o cadastro do seu endereço como um domicílio quilombola, informando que naquela localidade existem pessoas quilombolas e elas serão consideradas no levantamento.

Então, se o recenseador disser que não é possível registrar a pessoa como quilombola, solicite a inclusão, no cadastro de seu endereço, da informação sobre a localidade quilombola.

“Esse é um direito de todos os quilombolas”, diz parte do slogan do IBGE que ainda pede que “Abra a porta para o Censo Demográfico 2022!”





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46825/visualizar/