Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 26 de Novembro de 2015 às 16:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Começou nesta quinta-feira (26.11) o “Encontro dos Gestores das Escolas Técnicas Estaduais de Mato Grosso”. A abertura do encontro foi realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, e contou com a presença do governador Pedro Taques, da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos diretores das nove Escolas Técnicas do Estado (ETE).

A Superintendente de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Fátima Possamai, responsável pelo acompanhamento e gestão das ETEs, apresentou alguns dados sobre o ensino técnico oferecido pelo Estado. Em 2015 foram abertas 129 turmas em diferentes cursos, compreendendo um total de 3.440 alunos, a maior concentração deles em Sinop e Alta Floresta. Os cursos técnicos com maior demanda são em Agropecuária, Segurança do Trabalho e Enfermagem. Além dos cursos técnicos equivalentes ao ensino médio, são oferecidas vagas no Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec).

Na abertura os diretores se apresentaram e falaram de dificuldades na gestão das escolas devido a limitação de pessoal. Somente no segundo semestre foi possível lançar o edital de contratação de professores para o Pronatec, garantindo a manutenção das atividades em todas as escolas.

Em seguida o governador Pedro Taques afirmou que “neste ano não caminhamos como deveríamos com relação às Escolas Técnicas, sei que precisamos melhorar e qualificar as condições laboratoriais e, igualmente importante, o quadro de servidores”. A secretária Luzia Helena Trovo agradeceu a importância dada ao encontro e destacou a necessidade de reativação do fundo para o ensino técnico e profissionalizante, previsto na legislação estadual.

O encontro visa integrar as Políticas Setoriais da secretaria e também realizar um “Balanço das Atividades nas Escolas Técnicas” e elaborar as diretrizes de trabalho da Administração Regionalizada. As nove ETEs estão distribuídas pelo interior do estado e neste ano começaram as aulas na unidade de Cuiabá.

Além disso, mais oito ETEs serão construídas em 2016, algumas destas estão com o processo de licitação aberto. Os diretores das ETEs e coordenadores participarão de dois dias de atividades de compartilhamento de visões e de treinamento para problemas operacionais. O diretor da ETE de Poxoréu, Ademar José dos Santos, elogiou a iniciativa e agradeceu a atenção do governador em participar do encontro, “é um sinal de que o que fazemos recebe a atenção e o acompanhamento do Governo do Estado”. O encontro se estenderá pela sexta-feira (27/11). 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4695/visualizar/