Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 09 de Setembro de 2022 às 22:01
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Assessoria
Assessoria

O servente de pedreiro Gabriel Santos, 21 anos, é um dos pacientes submetidos à craniotomia descompressiva, cirurgia que guarda parte do osso do crânio no abdômen. O jovem recebeu alta com a saúde 100% restabelecida, após ficar quase dois meses internado no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho".

Gabriel deu entrada no setor de urgência e emergência do HMC em estado grave com traumatismo craniano e sangramento no cérebro. Ele caiu em um buraco de 5 metros. O acidente aconteceu enquanto ele trabalhava em uma obra próximo à Assembleia Legislativa, em Cuiabá.

Acompanhado pela equipe da neurologia e neurocirurgia, foi indicado clinicamente à realização da craniotomia descompressiva, método cirúrgico para a redução imediata da pressão intracraniana cerebral, com a retirada de uma parte do osso do crânio.

Com o êxito da cirurgia, foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva – UTI para a enfermaria, onde ficou por 16 dias até a alta médica, que ocorreu no dia 26 de agosto. Durante a internação, também foi acompanhado pela equipe médica da clínica geral, nefrologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

“Estou muito feliz com o tratamento, pois já consigo andar e não fiquei com sequelas. Os profissionais foram muito prestativos e o trabalho da enfermagem foi excepcional. Fui muito bem tratado, o atendimento é ótimo”, destacou Gabriel, morador do bairro Alvorada, em Cuiabá.

Segundo a gerente e responsável técnica das Áreas Abertas do HMC, Ariane Barcelon, o serviço prestado pela enfermagem é realizado em uma perspectiva holística e individualizada. “Os pacientes saem do hospital felizes porque recebem o acolhimento necessário, toda a equipe trabalha de maneira humanizada, pois a orientação é que além da assistência e intervenção clínica, o apoio e empatia são fatores importantes para uma recuperação mais rápida e eficaz”, pontuou.

A avó de Gabriel, Eloi Rosa da Silva, fez questão de elogiar o atendimento. “A gente fica grato à gestão, à direção do hospital, aos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, porque meu neto chegou muito mal e graças ao bom atendimento, ele está vivo e bem-disposto, andando e comendo bem. Confiamos nos médicos e em Deus, e tudo ocorreu bem”, ressaltou.

“Muitos amigos falaram bem do HMC e então confiamos e permanecemos aqui. É maravilhosa a estrutura do hospital, peço a Deus que abençoe a todos que trabalham no HMC. Estou imensamente feliz por ver meu neto de volta para casa, totalmente recuperado”, acrescentou.

O diretor-geral Paulo Rós, da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC e Hospital Municipal São Benedito sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, destacou que a neurocirurgia nas duas unidades hospitalares é referência nos diversos tipos de patologias cerebrais.

“Tratamos situações de alta complexidade via Sistema Único de Saúde - SUS para casos graves de traumatismo craniano, aneurisma cerebral, tumor no cérebro, mal de Parkinson e outras doenças. Com equipamentos modernos de hemodinâmica, tomografia, aspirador ultrassônico e neuronavegação. Além de uma equipe completa que trata cada caso conforme a especificidade”, revelou Rós.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/46968/visualizar/