Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 20 de Setembro de 2022 às 14:10
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Reprodução - Shuttertock
Reprodução - Shuttertock

Em alusão ao Dia do Ortopedista, celebrado em 19 de setembro, é fundamental destacar os cuidados desses médicos especialistas, por meio do Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” - HMC e Hospital Municipal São Benedito – HMSB. As unidades hospitalares realizaram mais de 25 mil atendimentos ortopédicos entre janeiro e agosto de 2022, ambas são referências em ortopedia para os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, no estado de Mato Grosso.

O médico ortopedista é um especialista na função mecânica do aparelho locomotor. Isso significa que esse profissional é apto a estudar, avaliar, diagnosticar e tratar alterações que afetam articulações, tendões, ossos, músculos, ligamentos e cartilagens. No Brasil, a ortopedia e a traumatologia são especialidades que fazem a manutenção da saúde óssea.

No HMC, além do atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho”, os profissionais atuam no ambulatório, que conta com diversas subespecialidades.

Dados de janeiro a agosto de 2022 revelam que o HMC realizou 12.259 atendimentos ortopédicos na urgência e emergência, 11.228 atendimentos ortopédicos no ambulatório e 929 cirurgias na especialidade de ortopedia na unidade.

Referente ao mesmo período (de janeiro a agosto de 2022), o Hospital Municipal São Benedito realizou 2.802 atendimentos ortopédicos no ambulatório e 873 cirurgias na especialidade de ortopedia na unidade.

Para Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o HMC e HMSB, os números mostram a importância do médico ortopedista nas unidades hospitalares.

“A gestão Emanuel Pinheiro dispõe de duas estruturas hospitalares referência em ortopedia no estado de Mato Grosso. As unidades são compostas por médicos ortopedistas e médicos residentes em ortopedia altamente qualificados nas especialidades em cirurgia de ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, pé, tornozelo e ortopedia pediátrica”, destacou Rós.

"Os principais procedimentos cirúrgicos realizados são de fraturas de membros superiores e fixação de fraturas. E as cirurgias mais complexas são de prótese de quadril para fratura de colo de fêmur e reconstrução óssea", completou.

O HMC é o único hospital público de porta aberta para ortopedia em Cuiabá. Já o Hospital Municipal São Benedito atende somente pacientes regulados. As duas unidades hospitalares recebem pacientes da capital e de municípios do interior do estado de Mato Grosso.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47015/visualizar/