Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 09 de Novembro de 2022 às 22:13
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


O prefeito Kalil Baracat recebeu, na tarde desta quarta-feira (9), em seu gabinete, um grupo de cerca de 20 feirantes que atuam na feira livre ao lado do Terminal André Maggi, para apresentar o projeto arquitetônico do Mercado Municipal que será construído a partir de 2023, em parceria com o governo do Estado, e que vai funcionar no bairro IPASE, próximo ao Várzea Grande Shopping.

Acompanharam a reunião os secretários municipais de Governo, Benedito Gonçalo de Figueiredo, o Dito Loro; e de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes. o prefeito Kalil Baracat, destacou que o projeto foi elaborado em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) com base na quantidade de comerciantes que já são cadastrados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, com o objetivo de garantir um local mais adequado para trabalhar e atender ao público.

“Esse projeto foi pensado pelo governo do Estado em uma parceria que nós temos com o governador Mauro Mendes. É uma necessidade da nossa cidade por isso assumi este compromisso. Sou defensor de um espaço digno. Por isso desapropriei a área que vai atender a essa demanda. Será um local equipado, atrativo, multifuncional, um polo de turismo na cidade”, disse o prefeito.

As arquitetas da Sinfra-MT - Lúcia Flávia Milani, Natália Fróes e Andreia Aragão – e o engenheiro e assessor do governo estadual, Rui Barbosa Egual, mostraram o projeto em 3D e explicaram aos feirantes o conceito arquitetônico.

“O projeto não é somente do mercado, mas é uma praça de convivência, praça de alimentação, playground. É um complexo de lazer,com gastronomia e atividades de um modo geral. Será uma área de convivência para uso diário”, afirmou Lúcia Milani.

Conforme demonstrado, o Mercado Municipal contará com uma grande praça na área externa (que poderá ser utilizada para realização de shows e demais tipos de eventos), 80 vagas de estacionamento, praça de alimentação e banheiros. O prédio principal contará com dois pavimentos: um inferior, com espaço para 40 feirantes; e um superior, com 4 lojas nos cantos e espaço para praça de alimentação ou outras atividades que vierem a ser definidas entre a gestão municipal e os comerciantes.

Os feirantes se mostraram entusiasmados, elogiando e aprovando o projeto, que vai proporcionar muito mais conforto, comodidade e condições dignas de trabalho e de atendimento ao público. Carminos da Silva, presidente da Associação dos Feirantes de Várzea Grande (AFEV), disse que este era um sonho antigo da classe.

“Para nós que estamos a tanto tempo trabalhando na feira, a esperança é muito grande porque essa feira existe há mais de 30 anos e, com uma cidade tão grande, acho que merecemos. Estamos contentes. É um projeto bonito, que vai suprir as nossas necessidades. Hoje em dia, a gente não tem estacionamento e as barracas são improvisadas”, relatou.

Carminos conta que atualmente a feira funciona o dia todo de terça a sexta, mas que o maior movimento é aos sábados, das 7h às 23h; e domingo, até meio-dia. Segundo ele, com o Mercado Municipal, o comércio poderá funcionar de segunda a segunda. “Nós somos gratos pela atenção da Prefeitura. Estamos confiantes e gratos porque o prefeito tem conhecimento que nós precisamos desse lugar. É um projeto que vai acontecer, porque o nosso prefeito está viabilizando. Esta demostração de hoje é a nossa grande garantia que a nova feira será construída. Só temos muito que agradecer ao prefeito”, salientou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47282/visualizar/