Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 23 de Novembro de 2022 às 20:31
Por: Redação TA c/ Ascom Pref Livramento

    Imprimir


A Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento/MT, deu início nesta semana na obra que irá revitalizar a área ambiental conhecida como Parque Zooflorestal – antigo Tanque da Várzea. São os primeiros passos para uma grandiosa obra autorizados pela Secretaria de Estado e Meio Ambiente (SEMA), após esta emitir duas licencias ao município: a Prévia e de Instalação. Há quase 1 ano a administração municipal esperava por isso. Nesse intervalo, a Prefeitura elaborou vários projetos cobrados pela SEMA, como o Hidrogeológico (que mostra a fragilidade e susceptibilidade das águas subterrâneas), e de Planialtimétrica (que mapeia e reconhece a superfície da área por meio de gráficos). Até a Secretaria de Estado e Infraestrutura – SINFRA/MT, teve que dar seu aval, já que haverá escavação a beira de uma rodovia estadual.

“É apenas o começo da realização de mais um grande sonho a nós papa-bananas, já que a primeira expectativa foi revitalizar o lago municipal que hoje é uma realidade no Parque Maria Joana”, destacou o secretário municipal de Cultura, José Eugênio Maciel.

Segundo Maciel, a Prefeitura está fazendo a parte que lhe cabe (a contrapartida) já que a obra será beneficiada com recursos federais, conseguidos através de emenda do deputado federal, Emanuelzinho (PTB/MT).

“A Prefeitura está fazendo a parte que lhe cabe que é aterrar o espaço onde irá receber as benfeitorias, como: campo de futebol; quadra de areia e de esportes; academia ao ar livre; playground; vestiários; quiosques; área de lazer urbanizada com pista de caminhada e ciclismo; entre outros”, relacionou.

De acordo com o projeto inicial serão 1.500 metros de extensão por 4 metros de largura de pistas; dividida em largura de 2 metros para pedestres e 2 metros para ciclistas.

Entretanto, Eugênio ressalta que o aterramento é somente o primeiro passo de muitos que terão que ser caminhados. Para ele, o aterramento é necessário para que Caixa Econômica autorize o processo licitatório para escolha da empresa que irá tocar a obra que está orçada inicialmente em R$ 1,6 milhão.

“800 mil já estão garantidos, por meio de emenda do deputado Emanuelzinho, tão logo o projeto seja aprovado pela Caixa começa o processo licitatório. Outros R$ 800 mil, também de emenda de Emanuelzinho, aguarda tramitação em Brasília, por meio da SUDAM, ou seja, a obra terá duas etapas para conclusão”, esclarece.

De Tanque da Várzea a Parque Zooflorestal

O projeto de revitalização do espaço ambiental compõe uma área de cerca de 11 hectares e fica às margens da MT-060, bem na entrada da cidade.

Em 1992 o saudoso prefeito Rogério Arruda realizou as primeiras mudanças no local, que consequentemente, deu a primeira investida na arquitetura do espaço e mexeu nas espécies nativas da fauna e flora do lugar.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47359/visualizar/