Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 25 de Novembro de 2022 às 15:46
Por: Redação TA c/ SES-MT

    Imprimir


Secom-MT
Secom-MT

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, celebrou nesta sexta-feira (25.11) o Dia Nacional do Doador de Sangue. A unidade preparou uma programação intensa em homenagem aos heróis e heroínas da vida real, que regularmente doam esperança e vida.

“Essa é uma data extremamente significativa porque existem doadores de sangue com quem nós temos um trabalho lindo de salvar vidas. Temos que enaltecer esse gesto maravilhoso, da pessoa doar o seu tempo e o seu sangue, literalmente estender o braço, pela vida do outro”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela, ao enfatizar a necessidade de mais doadores regulares de sangue.

Nesta sexta-feira especial, o MT Hemocentro contou com a presença de equipes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), do MT Hemocentro e parceiros, como a Casa Prado, o Márcio Designer, o Marcelo Modesto do Projeto “Os Últimos”, a ZF comunicação e o Grupo Ginco.

Após o início da programação, o evento seguiu com apresentação da banda musical do Corpo de Bombeiros. Em seguida, houve um lanche para os doadores, além de sorteios que se estende até as 17h. Entre os itens sorteados estão camiseta do grupo de corrida ‘Os últimos’, camisetas Casa Prado, pulseiras Márcio Design (MD) e brindes.

Heróis e heroínas

A tenente coronel do Bombeiro Militar, Sheila Sabelhos Santana, doa sangue há mais de 20 anos e, além de salvar vidas por ofício, também salva vidas por meio do voluntariado. “O Dia do Doador de sangue é importante para que a gente consiga alcançar mais doadores e, com isso, multiplicar a possibilidade de salvar vidas. Os Bombeiros fazem anualmente a campanha de doação de sangue para motivar tanto os profissionais quanto a população”, disse.

Josinete Gonçalves de Araújo, doadora de sangue há mais de 10 anos, também continua sendo voluntária por acreditar que pode ajudar o próximo. “Estamos ajudando alguém que precisa. No futuro pode ser você, que hoje está doando, e você também terá alguém para te ajudar. Está aí a importância de doar um pouco de você para o outro”, disse durante a sua doação.

A diretora do banco de sangue reforçou a importância do gesto e parabenizou todos os doadores pelo dia. “É muito lindo estender o braço e doar o seu sangue sem saber a quem. O nosso eterno agradecimento aos nossos doadores”, finalizou.

O agendamento para a doação de sangue pode ser realizado neste link. A unidade especializada registra estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Ainda estão em alerta os tipos B-, AB+, A+ e B+.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47375/visualizar/