Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 27 de Janeiro de 2023 às 20:25
Por: Redação TA c/ Sicom CBA

    Imprimir


Emanoele Daiane
Emanoele Daiane

Defesa Civil alerta população para previsão de final de semana chuvoso em Cuiabá. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) neste sábado (28) a probabilidade de chuva é de 90% de chuva com muitas nuvens e trovoadas isoladas. A precipitação deve ficar na casa dos 15 mm e a umidade relativa do ar variar entre 75% e 91%, com ventos de 10km/h. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e a máxima de 31ºC.

No domingo (29), a probabilidade de chuva será de 67%. A temperatura deve ficar entre 23ºC a mínima e 30ºC a máxima com ventos de 14 km/h e precipitação de até 10 mm. A umidade relativa do ar fica entre 64% e 93%.

Segundo informações da Defesa Civil de Cuiabá, órgão ligado à Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), considerando os quatro pluviômetros instalados na Prefeitura, Jardim Liberdade, Cohab São Gonçalo e Barbado, a Capital teve uma média de precipitação de 79,1mm nas últimas 24 horas.

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti contou que na manhã desta sexta-feira (27), devido à forte chuva, foram registrados alagamentos no Distrito do Aguaçu, nos bairros Jardim Passaredo e Praeirinho, onde cinco casas foram alagadas, problema já solucionado e uma árvore caiu na Avenida Archimedes Pereira Lima, próximo ao Bairro Santa Cruz causando interrupção parcial da avenida, sendo acionado o Corpo de Bombeiros Militar.

"No Distrito do Aguaçu os alagamentos vêm acontecendo desde a última terça –feira. A equipe da Defesa Civil foi acionada novamente hoje para dar apoio à população local, e ajudar na obtenção de bombas de sucção para retirar a água dos quintais”, disse Zanetti.

Segundo o diretor, a chuva se concentrou mais nas regiões central e leste da cidade, onde ocorreu o maior volume de água, mas, choveu em praticamente toda a cidade.

Nesse período, onde as chuvas são mais intensas, a Defesa Civil intensifica o monitoramento de áreas consideradas de risco. Um levantamento feito pelo órgão aponta que Cuiabá possui aproximadamente 1.300 ha de áreas consideradas de risco para alagamentos e inundações, a maioria delas localizadas nas proximidades de córregos e margens de rios. Em algumas dessas áreas, a ocupação desordenada das margens dos córregos e rios acaba agravando a situação. Algumas regiões e bairros como Jardim Vitória, São Mateus, Cohab São Gonçalo e a área central, são constantemente monitorados.

Para evitar os prejuízos a Defesa Civil orienta a população para que fique alerta. É importante acompanhar as previsões do tempo e observar o comportamento dos córregos e rios. Zanetti recomenda que em caso de subida do nível da água as pessoas devem levantar os móveis, desligar os aparelhos elétricos da tomada e buscar locais mais seguros.

Nesses casos, é recomendável ligar para o 193, o número do Corpo de Bombeiros Militar, cujo atendimento é mais rápido e ágil e, que se for necessário, aciona a Defesa Civil.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/47707/visualizar/