Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 28 de Abril de 2023 às 17:41
Por: Volney Albano, Assessoria

    Imprimir


A diretora financeira administrativa e de fiscalização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Professora Rosa Neide participou nesta sexta-feira (28), do último dia de atividades da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL 2023), em Brasília. Na ocasião, a diretoria da empresa promoveu a entrega de cestas de alimentos aos indígenas.

Rosa Neide destacou que a política de segurança alimentar voltou ao País no governo Lula, com a recriação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Garantir alimentação aos nossos povos indígenas e as populações mais vulneráveis é política pública do governo Lula, que nós da Conab junto com o MDS estamos executando”, disse a diretora.

Durante a atividade, o presidente Lula assinou decretos de homologação de seis Terras Indígenas (TIs), em seis estados brasileiros. A retomada das demarcações era um compromisso do presidente com os povos indígenas. No governo anterior nenhuma TI foi demarcada.

“A gente vai trabalhar muito para fazer a demarcação do maior número possível de terras indígenas. Não só porque é um direito de vocês, mas porque se a gente quer chegar até 2030 com o desmatamento zero na Amazônia, vamos precisar de vocês como guardiões da promessa”, disse o presidente.

O governo federal também promoveu nesta sexta-feira, a recriação do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI). Na próxima segunda-feira (1º) será instituído o Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Reconhecimento

Maior liderança indígena de Mato Grosso e uma das maiores do Brasil, o cacique Raoni Kayapó, reconheceu o trabalho de reconstrução da política indigenista promovida pelo governo do PT, mas cobrou celeridade nas ações.

“Falei para o presidente Lula agilizar (os processos) para os parentes que ainda não têm (a titulação). E vocês também precisam defender esse território para não deixar os garimpeiros e os madeireiros entrarem. O presidente Lula precisa rever recursos financeiros para o atendimento dos povos indígenas”, discursou Raoni, na sua língua materna.

A ATL 2023 teve início na segunda-feira (24) e reuniu mais de 6 mil indígenas de mais de 200 povos. Durante o evento, as lideranças apresentaram uma série de reivindicações e cobranças ao governo federal.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48148/visualizar/