Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 18 de Novembro de 2015 às 22:48
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Foto: Glauton Ninomiya
Representantes de mais de 20 etnias indígenas com o apoio de parlamentares fizeram protesto no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O pleito é contrário à PEC 215/00 que inclui dentre as competências exclusivas do Congresso Nacional, a aprovação de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e a ratificação das demarcações já homologadas.

Para o Deputado Valtenir Pereira, a necessidade é que haja uma melhora nos mecanismos de indenização das terras. “Se for constatada que a terra ocupada é indígena, o Estado deverá indenizar o proprietário para que não haja surpresa dessas pessoas que investiram a vida toda na construção de um patrimônio e depois, ter a possibilidade de perder tudo”, explicou Valtenir.


Durante o ato, os índios leram um manifesto a favor das terras naturais e apontaram o Rio Xingu como exemplo. A preocupação maior em relação à PEC é com o futuro das próximas gerações deles, como filhos e netos. “A PEC é um retrocesso para todas as comunidades indígenas do Brasil e representa também um genocídio”, afirmou Terena Sebastião, um dos participantes do movimento.


Os índios devem permanecer nos próximos dias no Congresso Nacional para pedir auxílio aos parlamentares para que a Proposta seja arquivada.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4871/visualizar/