Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 26 de Setembro de 2023 às 18:07
Por: Redação TA c/ Secom CBA

    Imprimir


Davi Valle
Davi Valle

Três propriedades localizadas no Cinturão Verde, em Cuiabá, que fazem parte do programa Agro da Gente, da Prefeitura de Cuiabá receberam nesta segunda-feira (25) a visita da equipe técnica do Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA, para avaliar se elas se enquadram nos objetivos do programa BID Pantanal. Criado na gestão do governador Dante de Oliveira e paralisado desde 2003, o programa conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para melhorias nas áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.

Fernando Caxeiro, zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico - SMATED explicou que o programa Agro da Gente está pleiteando um financiamento de cerca de oitenta milhões para investir nas propriedades que estão inseridas nele. “Dentro dos nossos projetos, temos diversos relacionados à avicultura, apicultura, bovinocultura leiteira, frutas, verduras e legumes, bem como piscicultura. Todos eles estão sendo considerados, incluindo o turismo rural. Com esta visita, os técnicos do MAPA viram de perto que estamos trabalhando fortemente com esses proprietários rurais e que temos a capacidade de gerenciar este projeto com sucesso”, disse.

Os técnicos visitaram a propriedade do senhor Luiz Domingos Alves Barbosa, produtor de mel, dentro da cadeia da apicultura. Em seguida estiveram na propriedade do casal Sérgio Barbosa de Souza e Rosinei de França Souza, produtores de leite e derivados e por último visitaram a propriedade do senhor Lucindo Evangelista da Cruz, produz hortaliças por meio da hidroponia. As três propriedades estão inseridas no programa Agro da Gente, dentro das cadeias da Apicultura, Leite e FLV (frutas, legumes e verduras), respectivamente.

O assessor técnico do MAPA / BID, Edson Paulino de Oliveira, explicou o objetivo da visita. “Estamos realizando esta visita para apresentar ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) a oportunidade de apoiar a agricultura familiar na área de geração de renda, ou seja, trabalhando para garantir que os agricultores familiares tenham uma fonte de renda estável. Isso é parte de um programa desenvolvido pelo Ministério da Agricultura (MAPA) em parceria com o BID, uma parceria que foi reativada pelo ministro Carlos Fávaro, que está realizando um trabalho na Baixada Cuiabana, abrangendo doze municípios, sendo onze deles na região do Rio Cuiabá e Cáceres, que faz parte do Pantanal. Portanto, já lidamos com as reivindicações das prefeituras e agora estamos focando na visita às unidades que possam gerar renda e incentivar os pequenos agricultores a permanecerem em suas propriedades. Estamos praticamente na fase final deste trabalho. Vamos apresentar a proposta ao banco, e se for aprovada, vamos trabalhar para aprimorar essas unidades”.

Oliveira elogiou o trabalho desenvolvido nas propriedades e a iniciativa da Prefeitura, por meio da SMATED em incentivar a agricultura familiar. “É um trabalho gratificante ver o secretário Francisco Vuolo e o prefeito Emanuel Pinheiro desenvolvendo um trabalho tão significativo, para incentivar as pessoas a permanecerem no campo e também atrair os jovens. É crucial trazer os jovens de volta para as propriedades, mas para isso, é preciso criar renda, fornecer condições adequadas e aplicar um pouco de tecnologia, além de promover práticas ambientalmente sustentáveis e considerar o aspecto econômico. Essa é a principal abordagem do Banco Interamericano, em colaboração com o Ministério da Agricultura. O que vimos aqui é realmente incrível. As propriedades são bem cuidadas e geridas, e acredito que têm todo o potencial para se beneficiarem do programa”, avaliou.

O próximo passo do trabalho será feito pelos técnicos da SMATED, que vão inserir na plataforma da BID Pantanal uma síntese de cada projeto com o valor estimado para passar pelo crivo do banco e verificarem a possibilidade de liberação dos recursos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48823/visualizar/