Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Terça - 03 de Outubro de 2023 às 10:10
Por: Da Redação TA

    Imprimir


Foto: Site Toque de Alerta
Foto: Site Toque de Alerta

A presidente da Cooperativa Cooper Nossa Senhora, Maria Valéria, e a engenheira agrônoma Fabiana Barros estão empreendidos uma jornada nobre nas comunidades rurais da Baixada Cuiabana. Seu objetivo é compartilhar conhecimentos valiosos sobre como prosperar economicamente com a Fruta do Cerrado chamada Cumbaru, uma alternativa promissora para os agricultores locais.

As comunidades de Poconé, Jejum e Chumbo; em Jangada, Água Limpa e Minhocal; Chapada dos Guimarães, representada por Batatais; e em Nossa Senhora do Livramento: Serragem, Cumbaru, Laginha de Cima, Cachoeirinha, São Manoel do Pari, Distrito do Faval e outras comunidades, recebem atenção especial desses líderes dedicados. Os agricultores e agricultoras familiares dessas regiões estão ansiosos por adquirir conhecimentos por meio das palestras realizadas pela Cooperativa Cooper Nossa Senhora e sua equipe, que se dedicam incansavelmente ao desenvolvimento dessas comunidades rurais no Vale do Rio Cuiabá.

A pergunta central que ecoa nesses encontros é: "Como ganhar dinheiro com o Cumbaru?" A abundância dessa fruta no Cerrado torna essa uma pergunta relevante e instigante para as comunidades rurais locais. O Projeto Cumbarusando Mato Grosso, liderado pela Cooperativa Cooper Nossa Senhora, tem uma abordagem dupla: preservar o Cerrado e a outra é a de gerar oportunidades econômicas para os agricultores.

A engenheira agrônoma Fabiana Barros, integrante da Cooper Nossa Senhora, tem se destacado na capacitação desses agricultores familiares, que se mostram receptivos nas palestras e reuniões externas para o campo. Ainda persistem algumas dúvidas, especialmente relacionadas à comercialização e aos resultados obtidos com a fruta do Cerrado, mas essas incertezas vêm sendo esclarecidas a cada reunião, palestra e encontro sobre a geração de renda por meio do Cumbaru.

O Projeto Cumbarusando Mato Grosso propõe não apenas promove a prosperidade econômica nas comunidades rurais, mas também contribui significativamente para a preservação do ecossistema do Cerrado. À medida que os agricultores locais se capacitam para colher e comercializar o Cumbaru, eles se tornam guardiões do Cerrado, garantindo que essa riqueza natural seja apreciada e utilizada de forma sustentável.

Maria Valéria, Fabiana Barros e a equipe da Cooperativa Cooper Nossa Senhora estão plantando as sementes do sucesso nas comunidades rurais da Baixada Cuiabana, e o futuro promissor do Cumbaru pode se tornar uma realidade para essas regiões. A expectativa é que cada vez mais agricultores familiares possam colher os frutos dessa iniciativa, promovendo tanto o desenvolvimento econômico quanto a preservação ambiental.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48856/visualizar/