Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 12 de Outubro de 2023 às 16:44
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


Foto: Andreia Guarezi - Sesp-mt
Foto: Andreia Guarezi - Sesp-mt

A saúde e qualidade de vida dos servidores da segurança pública em Mato Grosso foram debatidas durante o 5º Encontro do Grupo de Estudos Diálogos e Transversalidades em Segurança Pública, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), nesta quarta-feira (11.10), na Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.

Com o tema Promoção da Saúde e Qualidade de Vida de Servidores da Segurança Pública", o evento reuniu 30 servidores da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Penitenciário, Perícia Oficial e Identificação Técnica, do Sistema Socioeducativo, de instituições de ensino superior e de comunidades acadêmicas.

O coordenador do Grupo de Estudos, Ueliton Peres de Oliveira, analista do Sistema Socioeducativo, destacou a importância da discussão sobre saúde no âmbito profissional.

“Esse tema é de suma relevância para nossa instituição, uma vez que foi apresentado um panorama sobre a saúde dos servidores da segurança pública, bem como os entraves e possibilidades de avançar em programas de qualidade de vida aos nossos servidores”, destacou.

Tais discussões, segundo ele, podem contribuir para a articulação e efetivação de políticas públicas de atenção à saúde dos servidores da Sesp, consequentemente, reverberar no atendimento mais ágil e eficaz à população.

O encontro foi mediado pela pesquisadora Victória Ayelen Gomez, servidora da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e doutora em psicologia clínica e cultura pela Universidade de Brasília (UnB). Em todas as discussões são convidados pesquisadores renomados de todo o país para partilhar conhecimentos com os servidores.

O grupo foi criado a partir do Núcleo de pesquisa da Sesp (instituído pela Portaria Conjunta N° 06/2022/GAB/SESP) e faz encontros mensais com a finalidade de desenvolver os servidores profissionalmente e incentivar a produção científica na Sesp, a partir de Eventos de Socialização do Conhecimento Científico e de Boas Práticas, Grupo de Estudos, e Produções técnico-científicas para publicações.

O encontro de hoje foi certificado pelo Observatório Econômico da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), parceiro do Núcleo de Pesquisas da Sesp.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48877/visualizar/