Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Terça - 17 de Outubro de 2023 às 16:24
Por: Redação TA c/ Seduc-MT

    Imprimir


Foto: Harleid Clailton
Foto: Harleid Clailton

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, na segunda-feira (16.10), a Parada D da Dislexia, em parceria com a Associação Mato-grossense de Dislexia. A ação faz parte de uma série de iniciativas que serão realizadas neste mês para conscientizar sobre a dislexia na Rede Estadual de Ensino.

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que afeta a leitura, o reconhecimento, a decodificação, a compreensão e a soletração de palavras, prejudicando o desempenho escolar. Até pouco tempo atrás, a origem desse transtorno era desconhecida, o que levava a uma falta de compreensão e ao estigma das pessoas com este transtorno.

Durante a iniciativa, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, entregou aos servidores os laços azuis e laranjas, que simbolizam a inteligência, tecnologia, educação, futuro, saúde, alegria, criatividade e comunicação, e ressaltou a importância da conscientização sobre a dislexia para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e do apoio adequado aos estudantes que enfrentam esse transtorno.

“Esse é um ato simbólico, mas que pode ter um impacto bem significativo na vida dos estudantes que enfrentam esse transtorno. A Seduc ao participar dessa iniciativa, demonstra seu compromisso com a criação de um ambiente escolar mais inclusivo, onde cada aluno, independentemente de suas dificuldades, tenha a oportunidade de prosperar”, disse Alan.

Segundo a presidente de honra da associação, Gabrielle Coury de Andrade, o trabalho realizado pela DislexiaMT nos últimos nove anos resultou em oito projetos de lei voltados para pessoas com dislexia. “Essas leis têm ajudado muitas famílias, inclusive com diagnósticos que antes eram desconhecidos”.

O coordenador de Ensino Fundamental da Seduc, Diego Aureliano da Silva, afirmou que essa ação é apenas o começo do atendimento aos estudantes da rede que apresentam transtornos de aprendizagem.

“A Seduc está ampliando essas ações para que todos os estudantes recebam atendimento especializado e de qualidade, fortalecendo as metas do Programa Educação 10 anos, que busca colocar Mato Grosso entre os 10 estados com os maiores níveis de educação do país”, manifestou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/48895/visualizar/