Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 18 de Novembro de 2015 às 10:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Mato Grosso ganhará nos próximos meses uma escola de qualificação voltada para a capacitação profissional do público de baixa renda. O local onde funcionará a escola é um espaço da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), ao lado do Sine, no centro de Cuiabá, e passará por uma reforma completa para receber a unidade de ensino, que deverá ser entregue no final de fevereiro. Inicialmente serão abertos cursos de panificação artesanal, que terão 8 horas de duração. As turmas serão formadas por 28 alunos que receberão o certificado após um dia de aula, sendo 4 horas pela manhã, na parte teórica e 4 horas pela tarde de aula prática. 

O projeto de reforma, doado pelos arquitetos Luiz Henrique Romero e João Pedro Dornellas, foi apresentado e aprovado pelo governador Pedro Taques e pela primeira dama Samira Martins. O Núcleo de Ações Voluntárias, coordenado por Samira, é o responsável pelo empreendimento em conjunto com a Setas e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O projeto arquitetônico foi baseado na escola de qualificação do estado de São Paulo, referência no setor, e que ajudará no treinamento dos monitores que darão o curso em Cuiabá.

A intenção é que as receitas aprendidas sejam simples e fáceis de fazer em casa, explica Samira Martins. A primeira dama destaca ainda que o objetivo é expandir a qualificação para outros cursos voltados para moda e beleza. “A ideia é que as pessoas que fizerem o curso possa aprender a receita de 10 tipos de pães e depois replicar em sua cozinha. Serão receitas bem simples, com material acessível a todos. Todas os pães serão feitos no liquidificador, sem batedeira, para que os aprendizes consigam comercializar na sua própria residência”.

Um dos pontos primordiais do projeto é a economia e acessibilidade afirma o arquiteto Luiz Henrique. O custo baixo será possível pelo fato da área existente precisar de poucas adequações. “Fizemos um projeto moderno, com material de baixo custo, alternativo, para atender a necessidade da primeira dama de botar o projeto da construção em andamento. Foi pensada em plantas regionais, adaptadas ao nosso clima para a horta que será inserida no local com o plantio de ervas usadas no preparo dos pães. Será um local muito agradável”.

A seleção de monitores que ficarão responsáveis pela condução do curso, após treinamento na escola de qualificação de São Paulo, ficará a cargo da Seciteci. O secretário adjunto de Gestão da pasta, Elias Andrade, explica que a intenção é levar o curso também para o interior. “A idéia é termos este plano piloto com o curso de qualificação em Cuiabá. Como temos uma estrutura forte no estado, com oito escolas e provavelmente dezesseis até o final do mandato Pedro Taques pretendemos implantar cursos em diferentes áreas de conhecimento também no interior, com objetivo de qualificar as pessoas que precisam de uma renda para manter suas famílias”.

A qualificação será voltado para o público vulnerável que faz parte do programa Emprega Rede. A secretaria adjunta de Trabalho e Emprego, Ivone Rosset, ressalta que a seleção deverá começar nos próximos dias e que todos os que manifestarem interesse e tiverem cadastrados poderão realizar o curso.

Além da doação dos projetos arquitetônico, executivo, hidráulico e elétrico por parte do escritório de arquitetura, que acompanhará toda a execução da obra, os equipamentos para a concretização do curso prático, como mesas, fornos e eletrodomésticos, serão doados pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4904/visualizar/