Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 29 de Janeiro de 2024 às 14:38
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Secom/MT
Secom/MT

O Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde (Lacen) de Mato Grosso realizou um sequenciamento que identificou uma nova subvariante da Covid-19, denominada JN 2.5, uma variação da Ômicron. Este é o primeiro registro da subvariante no Brasil. A pesquisa, conduzida entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2024, revelou que quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa, sendo todas hospitalizadas.

Três das pacientes receberam alta médica e estão estáveis, seguindo em isolamento domiciliar com acompanhamento da Vigilância Municipal. Infelizmente, a quarta paciente, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), evoluiu para óbito. No entanto, a equipe de Vigilância da SES está investigando o caso para determinar a causa da morte e confirmar se foi relacionada à Covid-19.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, enfatiza a importância de manter a calma, mas destaca a necessidade de estar atento aos sintomas gripais. Ela orienta o uso de máscaras em casos de gripe ou resfriado, além de reforçar a importância da higiene das mãos e a busca por atendimento médico em caso de sintomas. Moraes ressalta também a importância da vacinação contra o coronavírus como medida eficaz na prevenção da doença.

A SES está monitorando ativamente o vírus e classificando o risco associado à nova subvariante. A pesquisa conduzida pelo Lacen selecionou 15 amostras positivas para Covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande, sendo quatro identificadas como JN 2.5. As demais amostras correspondem a variantes Ômicron, como JD.1.1, JD.1.1.1, GK.1.1, JN.1, JN.1.1 e JN.1.3.

A diretora do Lacen, Elaine Cristina de Oliveira, destaca o empenho da equipe na rápida identificação da entrada da nova variante no Brasil, ressaltando o trabalho contínuo de monitoramento.

O governo do estado emitiu um alerta para os municípios de Água Boa, Cáceres e Nova Xavantina, onde houve aumento nos casos e o surgimento da nova variante. Recomendou-se o retorno ao uso de máscaras e a adoção de medidas de prevenção. A SES-MT oficialmente alertou as cidades para intensificarem a vacinação contra a Covid-19.

Água Boa registrou 30 novos casos e uma morte neste mês. Cáceres monitora 157 pessoas, com 14 internadas, totalizando 22.819 casos confirmados e 496 óbitos desde o início da pandemia. Em Nova Xavantina, dois casos foram confirmados na última semana, com uma pessoa internada.

O Ministério da Saúde recebeu a notificação da nova subvariante JN 2.5 no Brasil após Mato Grosso registrar quatro casos. A SES e o Lacen atuarão para compreender a origem da variante e orientar sobre as medidas necessárias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/49243/visualizar/