Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 05 de Maio de 2024 às 08:39
Por: Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento celebraram um convênio que visa a realização de um processo seletivo inovador. O objetivo é oferecer um curso de Licenciatura Plena em Educação Quilombola Escolar destinado aos professores que atuam na rede pública da educação básica.

O acordo contempla a reserva de 30 vagas para professores e a ampla concorrência pública para estudantes negros (pretos ou pardos), quilombolas, aquilombados declarados, além de outros públicos-alvo. O curso será oferecido no município de Nossa Senhora do Livramento, em turma única, no sistema modular presencial, com aulas noturnas. A duração mínima será de 8 semestres, totalizando uma carga horária de 3.300 horas.

O principal objetivo do curso é formar professores capacitados para atuar em uma educação antirracista e igualitária. Essa iniciativa está alinhada com as diretrizes estabelecidas em 2012 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Resolução nº 08 de 20 de novembro, que criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

A necessidade desse curso se justifica pela inexistência de modalidades de formação de professores desse tipo no Estado de Mato Grosso. Além disso, há uma demanda latente para suprir as lacunas e fragilidades de professores capacitados para atuação nos espaços escolares, respeitando as especificidades dos estudantes quilombolas e suas comunidades, suas histórias, culturas e identidades.

Essa parceria entre a UNEMAT e a Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento representa um passo significativo no sentido de promover a inclusão e a valorização da diversidade étnico-racial na educação, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/49550/visualizar/