Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA FAMILIAR
Quinta - 13 de Junho de 2024 às 15:04
Por: Da Redação c/ Ascom Conab

    Imprimir


Foto: Cooper Nossa Senhora
Foto: Cooper Nossa Senhora

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), deu início ao Curso de Formação para Extensionistas e Coordenadores de Polos, parte do Projeto de Extensão “Maria Terra”. O evento começou na manhã do dia 11 e encerra neste dia 13 de junho de 2024, e conta com a presença de importantes autoridades.

Abertura do Evento

A solenidade de abertura contou com a participação da diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e da superintendente regional da Conab em Mato Grosso, Francielle Tonietti Capilé. Também estiveram presentes diversas autoridades e as 150 agricultoras selecionadas que serão beneficiadas pelo projeto.

Em seu discurso, a diretora Rosa Neide destacou a importância da autonomia das mulheres do campo proporcionada pelo projeto Maria Terra. “Essas mulheres terão formação, assistência técnica, equipamentos e a coordenação do Instituto Federal, para que elas possam, num futuro próximo, ter autonomia, plantando, colhendo e vendendo”, afirmou Rosa Neide.

Objetivos do Projeto Maria Terra

O projeto Maria Terra, executado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT (Funadif), visa prestar assessoria técnica e capacitação a coletivos, associações e cooperativas da agricultura familiar, presididas por mulheres. O objetivo é fortalecer e estruturar atividades de produção de alimentos, qualificando essas mulheres para a comercialização junto à Conab.

“A gente vai integrar mulheres com capacitação e com assistência técnica para que as agricultoras possam participar das políticas da agricultura familiar executadas pela Conab”, destacou a superintendente regional da Conab, Francielle Tonietti Capilé, durante a abertura do evento.

Benefícios para Mulheres Agricultoras

O projeto pretende promover ações de pesquisa, formação, organização e acompanhamento de grupos de mulheres camponesas, agricultoras e coletivos de mulheres provenientes de povos e comunidades tradicionais em situação de vulnerabilidade econômica e social em Mato Grosso. O foco é estimular a autonomia produtiva e a emancipação social dessas mulheres, proporcionando melhor acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Além disso, o projeto busca incentivar a organização de associações, cooperativas e empreendimentos de economia solidária, fortalecendo as iniciativas das pequenas produtoras rurais da região. Isso resultará em geração de renda, escoamento produtivo e uma melhor segurança alimentar e nutricional para essas comunidades.

Início das Atividades

No município de Nossa Senhora do Livramento/MT, as atividades iniciais contaram com a participação da Cooper Nossa Senhora, representada pela presidente Maria Valéria, e da engenheira agrônoma Fabiana Barros, presidente da UNICAFES/MT (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Mato Grosso), além das equipes de coordenação do IFMT. A receptividade ao projeto tem sido positiva entre as agricultoras familiares, que participaram ativamente do lançamento do Curso de Formação para Extensionistas e Coordenadores de Polos.

Perspectivas Futuras

As participantes do projeto Maria Terra estão otimistas quanto ao seu sucesso. A iniciativa promete transformar a realidade das agricultoras familiares em Mato Grosso, proporcionando-lhes as ferramentas e o suporte necessários para alcançar a autonomia produtiva e a segurança alimentar em suas unidades.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/49668/visualizar/