Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES
Sexta - 06 de Novembro de 2015 às 15:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso convida os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a fazerem o alistamento eleitoral e assim participarem da vida política do país, escolhendo seus representantes nas eleições municipais do próximo ano. Em Mato Grosso 25.883 jovens entre 16 e 17 anos já possuem o título de eleitor.

A possibilidade de votar aos 16 anos está prevista na Constituição de 1988 e tal conquista se consolidou na década de 80, quando jovens e estudantes, por meio de movimento estudantis, demonstraram vontade de participar da vida política do país.

O alistamento eleitoral é realizado nos cartórios eleitorais ou centrais de atendimento. Para se tornar eleitor, o jovem deve apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Campanha nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a Campanha do Jovem Eleitor que tem sua veiculação, desde o dia 10 de outubro, nas emissoras de rádio e TV, mídia impressa e online de todo o país. A Semana do Jovem Eleitor vai de 16 a 20 de novembro. O objetivo é fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.

A Justiça Eleitoral em Mato Grosso está preparada para receber os jovens eleitores. O TRE-MT mantém programas como o Voto Consciente e a Semana do Jovem Eleitor (em anos eleitorais) voltados para esse público. 

Semana do Jovem Eleitor do TRE-MT

Entre os dias 24 de março a 04 de abril de 2014, o TRE-MT realizou a Semana do Jovem Eleitor. Na ocasião, o cartório móvel percorreu as Escolas Estaduais Francisco Alexandre Ferreira Mendes e Nilo Póvoas e os Colégios São Gonçalo e Master. Ao todo, 544 estudantes, entre 16 e 17 anos, que preencheram os requisitos necessários para o exercício do voto, se alistaram e receberam a primeira via do título eleitoral.

Além de se alistarem, os estudantes assistiram à palestra sobre a importância da Justiça Eleitoral e do exercício do voto consciente, ministrada pelo coordenador de documentação e jurisprudência do Tribunal, Nilson Bezerra.

Esta é a segunda edição da campanha. Nos dias 21 a 25 de outubro de 2013, os 60 cartórios de Mato Grosso permaneceram abertos, excepcionalmente, das 7h30 às 17h30. Ao todo, 1.782 jovens se alistaram.

O projeto terá continuidade em 2016. Os dias de sua realização e as escolas beneficiadas estão sendo definidas pela equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do TRE, responsável pela iniciativa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5146/visualizar/