Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quinta - 05 de Novembro de 2015 às 08:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 As equipes de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) localizaram até a tarde desta quarta-feira (04) mais 600 metros cúbicos (m³) de madeira prontas para embarque, durante uma operação iniciada há cerca de três semanas na Reserva Extrativista (Resex) Guariba Roosevelt, em Colniza (a 1.065 km ao norte de Cuiabá). Essa madeira equivale a cerca de 200 toras, aproximadamente 40 caminhões, que estavam dispostas em quatro novas esplanadas no meio da mata. 

Conforme o coordenador de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas da Sema, Alexandre Batistella, também foram localizados e destruídos esta semana quatro novos acampamentos. Além disso, na última sexta-feira (30), a Polícia Civil da região apreendeu quatro caminhões carregados, e prendeu seus respectivos motoristas, por tentar sair da Resex com a madeira advinda de desmatamento ilegal. “O Governo do Estado vai manter a fiscalização intensificada neste período até que se intensifique as chuvas e com elas a área da unidade esteja completamente isolada, para que nenhuma ação criminosa seja realizada. Paralelamente, estamos empenhados em encontrar os líderes dessa quadrilha.”

Nesse período, o total de madeira apreendida na Resex já chegou a 1.260 m³, o equivalente a 80 caminhões. Já foram encontradas 13 esplanadas no meio da mata, que são os espaços onde estavam oito acampamentos ilegais, que serviam de base para os trabalhadores que atuavam no desmatamento, carregamento e escoamento do produto. Por enquanto, apenas 10 pessoas foram presas e um trator de grande porte e uma motocicleta foram apreendidos. Mas o monitoramento continua para chegar até outros equipamentos que estão escondidos na floresta, que segundo Batistella, caso sejam descobertos serão destruídos para efeito de descapitalização da quadrilha.

Como medida de segurança, duas pontes que davam acesso à reserva foram derrubadas no início da operação, restando apenas uma via que é de difícil acesso e está sendo monitorada 24h, porém, é por onde o bando está tentando retirar a madeira localizada pelo Governo do Estado. As pontes serviam para passagem de carga pesada, o que demonstra a criação de uma megaestrutura para um processo de intensa exploração de madeira dentro dessa unidade de proteção que seria ‘esquentada’ por madeireiras da região. “Quero frisar que além dos crimes ambientais, essas pessoas estão colocando em risco a vida dos povos tradicionais da Resex e de índios isolados que vivem na divisa com a unidade”, acrescenta o coordenador.

Força-tarefa

Essa fiscalização foi um desdobramento da operação Mata Verde, realizada em maio deste ano, quando três pessoas foram presas em flagrante por grilagem de terra e cerca de 100 notificadas por invasão de área, que atualmente está em uma região de conflito cobiçada por se tratar da última fronteira do desmatamento em Mato Grosso. Cerca de 20 pessoas integram a fiscalização conjunta que deve continuar na área pelas próximas semanas: técnicos da Sema, das regionais e da Coordenação de Unidades de Conservação (Cuco), homens do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMPA) e da Força Tática da Polícia Militar de Juína.

O monitoramento contou com a troca de informações junto à Fundação Nacional do Índio (Funai), a partir da Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha-Juruena, que enviou ofício à Sema há algumas semanas relatando o problema das invasões às terras indígenas naquela região. Houve também apoio do escritório regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O próximo passo, conforme a secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, é enviar o relatório para o setor de inteligência da Polícia Judiciária Civil e para os Ministérios Público do Estado e Federal (MPF). “O governo do Estado não vai poupar esforços para chegar aos líderes do grupo criminoso que está promovendo essa exploração ilegal na região”.

Grilagem de terra

Durante a operação Mata Verde foram feitas as notificações e autuações de pessoas que vivem na área. A partir desse procedimento será realizada a desintrusão por meio judicial das pessoas que insistirem em permanecer na Resex. Conforme denúncias, as invasões têm sido estimuladas por políticos da região interessados na extração de madeira e grilagem de terra. Os invasores têm o modus operandi de entrar, delimitar lotes, derrubar a madeira, inclusive para comercialização, desmatar a área dentro da reserva, queimar para limpar e rapidamente construir barracos alegando que o espaço está “consolidado”, o que dificulta o flagrante pelas equipes de fiscalização e da Polícia Militar.

Mosaico ambiental x desmatamento

O município de Colniza tem em seu território um mosaico de unidades de conservação (UC) estaduais, que são: as Estações Ecológicas do Rio Madeirinha (13.682 ha) e do Rio Roosevelt (96.168 ha), Parque Estadual Tucumã (80.944 ha) e Resex Guariba-Roosevelt (138.092 ha), sendo que esta última tem uma pequena parcela de área também no município de Aripuanã. De acordo com a legislação ambiental, as duas primeiras UCs são de proteção integral e não podem ter uso direto dos seus recursos, pois têm a finalidade apenas de pesquisa. Já o parque pode ter visitação, mas não de uso dos recursos, e a Resex pode ter ação humana de uso sustentável.

Apesar de importante área de preservação ambiental, dados de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam Colniza como o município que mais sofreu danos ambientais em Mato Grosso no ano passado: foram 14,5 mil ha de áreas desmatadas ilegalmente e uma ocorrência de 7,5 mil focos de calor entre janeiro e dezembro, dos quais 1,6 mil com confirmação de queimada.

Nos últimos cinco anos, Colniza foi o município com maior registro de desmatamento. Foram 54,8 mil hectares derrubados, com números que apontam o crescimento principalmente nos últimos dois anos, que saíram de uma média anual de 8 mil ha desmatados para respectivamente 15,6 mil e 14,5 mil ha de floresta derrubados. Outra preocupação é que o montante apresentado pelo município apresenta uma dinâmica que é o dobro do segundo colocado no ranking do desmatamento. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5205/visualizar/