Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 04 de Novembro de 2015 às 11:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) solicita aos eleitores de Cuiabá que compareçam na data e horário agendados para o atendimento da biometria. Um levantamento realizado nesta semana demonstra que cerca de 30% dos eleitores que agendam o atendimento não comparecem na data marcada, o que causa prejuízo para o órgão e para aqueles que deixam de ser atendidos em decorrência da ausência dos demais.

Um sistema desenvolvido pelo Tribunal aponta quais eleitores agendaram e não compareceram. Estes eleitores poderão ter dificuldades de agendar nova data e poderão enfrentar filas no período final da biometria na Capital de Mato Grosso.

“A Justiça Eleitoral tem realizado o atendimento de forma agendada para evitar filas ou qualquer tipo de transtorno ao eleitor. A pessoa escolhe a data e o horário que melhor lhe atende, sendo que todo o cadastro biométrico demora menos de vinte minutos. Quando alguém agenda e não comparece, gera custos ao TRE-MT e ainda ocupa uma vaga de atendimento. Estamos avaliando quais sanções podemos aplicar, como exemplo não permitir um novo agendamento em data próxima”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Felipe Biato.

O agendamento biométrico é feito no site do TRE-MT ou pelo telefone 0800-6478191. As ligações podem ser feitas inclusive de celular, sem qualquer custo. Caso não seja possível comparecer na data do atendimento, o interessado deve cancelar seu agendamento de forma prévia, para que sua vaga seja disponibilizada para outra pessoa.

Cuiabá tem vaga só para dezembro e Várzea Grande para novembro

Além de outros municípios, o cadastro biométrico dos eleitores também acontece em Cuiabá e Várzea Grande. Em Cuiabá, dos 407.290 eleitores, apenas 7.586 compareceram ao chamado da Justiça Eleitoral para o cadastro biométrico. E em Várzea Grande, dos 179.964 eleitores, 10.197 já tiveram os dados biométricos coletados pela Justiça Eleitoral.

Os eleitores de Cuiabá podem agendar seu atendimento para o mês de dezembro Do total de 2.060 vagas para agendamento, 240 já foram preenchidas e 1.820 ainda estão disponíveis.

Já para Várzea Grande ainda há muitas vagas para o mês de novembro. Na Central de Atendimento ao Eleitor, na avenida Couto Magalhães, há 389 horários disponíveis. E no cartório eleitoral da 49ª Zona Eleitoral localizada no bairro Cristo Rei, são apenas 10 vagas disponíveis para novembro.

Documentos necessários para o recadastramento:

  • Documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei);
  • Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral). Os comprovantes de residência devem ter sido emitidos nos 12 (doze) meses anteriores ao requerimento de Alistamento.

Na hipótese de transferência, a emissão deverá ter ocorrido entre os 12 (doze) e 3 (três) meses anteriores ao requerimento. Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro(a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra).

  • Comprovante de quitação com o serviço militar (apenas para homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título).




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5219/visualizar/