Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 10 de Agosto de 2016 às 16:01
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto por: Assessoria
Palestra Sustentabilidade
Palestra Sustentabilidade
A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), realizou na terça-feira (09.08) palestra com o tema: "Sustentabilidade: Um Despertar da Humanidade", ministrada pelo membro do grupo de pesquisadores de educação ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso e professor do Instituto Federal de Mato Grosso, Júlio Resende Duarte.

O evento reuniu servidores de vários órgãos para discutir soluções criativas inventadas pela humanidade para lidar com as problemáticas ambientais.  A palestra provocou uma reflexão para que as pessoas busquem construir soluções para a sustentabilidade.

Para Duarte, sustentabilidade não está ligada apenas à questão ambiental, mas sim, a um novo conceito de ética e colaboração entre as pessoas, além de novos valores. “Sustentabilidade é uma revisão de valores individuais que estão conectados no coletivo e no poder de colaboração em massa”, disse.

O palestrante fez uma abordagem teórica e engajada sobre o tema, fazendo com que as pessoas se vejam como parte de um corpo social, onde a mudança de hábitos individuais, o engajamento no trabalho e a percepção dos limites das ações conseguem fazer uma interferência e mudar o meio social onde se vive.

“Ele nos trouxe uma reflexão para que possamos nos sentir como parte do meio social onde estamos. É assim que a A3P age. Nós provocamos essa ação no servidor. Ele faz parte dessa instituição chamada Estado.

Queremos que cada um esteja engajado com princípios éticos e de comprometimento, se sentindo parte do todo”, disse o representante da Superintendência de Arquivo Público e membro da A3P, Flávio Conche.

A A3P tem como objetivo estimular gestores públicos a incorporar princípios socioambientais em sua rotina e promover a sensibilização e capacitação da qualidade de vida no trabalho.

Antigamente a comissão existia apenas na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), mas isso começou a mudar na atual gestão. Secretarias como a Seges criaram a sua Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública para desenvolver trabalhos socioambientais junto a seus servidores.

Mesmo sendo um projeto recente na Seges, a Agenda Ambiental já executou projetos como o “traga sua caneca”, com o objetivo de reduzir o consumo de copos plásticos na secretaria.

Outro projeto extremamente importante da A3P foi o de destinação dos bens inservíveis, tornando-se uma assistência para instituições de reciclagem, realizado em parceria com a Gerência de Patrimônio e Serviços.

O próximo passo será a realização de um curso interdisciplinar em parceria com a Superintendência de Escola de Governo, voltado aos membros das comissões A3P espalhadas nos diversos órgãos do Executivo Estadual.

“A abordagem desta palestra serviu como uma atividade piloto, para testarmos como seria essa abordagem mais teórica do que é sustentabilidade. Estamos muito acostumados a tratar os temas de maneira muito técnica.

Queríamos sentir como os servidores se relacionariam com esse tipo de abordagem. O resultado foi excelente”, comemorou Conche.

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/525/visualizar/