Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 22 de Outubro de 2015 às 14:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A reunião do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), realizada na quarta (21.10) durante a 25ª Conferência Anprotec, discutiu temas do setor e teve como uma das pautas o novo chefe do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, que substituiu Aldo Rebelo no comando da pasta. Segundo o presidente do Consecti, Armando Milione, a mudança de nome não aponta uma mudança no direcionamento de políticas de CT&I, o que tranquiliza os gestores.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo, deu as boas vindas aos secretários de outros estados e entregou a cada uma das autoridades uma pasta com dados sobre Mato Grosso e sobre as ações da Seciteci. Entre elas está o projeto do Parque Tecnológico Mato Grosso, que tem dado passos firmes em direção a sua implantação. Na terça-feira (20.10) a prefeitura de Várzea Grande fez a doação da área de 16 hectares para a Seciteci, com a assinatura da prefeita do município, Lucimar Campos, e do governador Pedro Taques.

A reunião do Consecti ainda discutiu o que um estado ou município precisa oferecer para ser proponente de um Parque Tecnológico. A definição desses critérios servirá para evitar propostas inconsistentes e qualificar os já existentes. Além disso, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) propôs que as instituições federais de ensino sejam âncoras da rede de fibra óptica. Essa rede deve ter conexão mínima de um gigabyte e atender locais com dificuldade de acesso à internet, desde que essas localidades ofereçam uma estrutura mínima para seu funcionamento.

A 25ª Conferência Anprotec segue com programação no Centro de Eventos do Pantanal até esta quinta-feira (22.10). O evento é o espaço para discussão de temas voltados ao empreendedorismo focado em alternativas tecnológicas, representantes de parques, incubadoras de empresas e universidades. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5305/visualizar/