Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 21 de Outubro de 2015 às 08:55
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O prefeito Mauro Mendes participou hoje (20), da assinatura dos Termos de Ajuste de Gestão entre o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado para a retomada das chamadas “obras da Copa”. Ele afirmou que a administração municipal irá contribuir com os projetos e acompanhar a execução de todas as obras localizadas em Cuiabá.

“Estamos muito contentes por este passo dado pela gestão estadual, que analisou os problemas e encontrou soluções para a retomada destes importantes empreendimentos de mobilidade urbana que estão inacabados em nossa capital. Queremos ajudar e contribuir, mas também acompanhar e fiscalizar a execução de todos os projetos”, destacou Mauro Mendes.

As “obras da Copa” constituem em 24 projetos, sendo considerado pelo Tribunal de Contas do Estado que 90% estão inacabados. Nesta terça-feira, o governador Pedro Taques assinou 10 Termos de Ajustamento de Gestão, com o TCE e empresários da construção civil, garantindo a retomada das obras.

“Assumimos o Estado com o compromisso de não jogar nada para ‘baixo do trilho’ e desde o início da gestão fizemos o levantamento de todas as obras. Agora podemos dizer que serão retomadas com segurança ainda em 2015. Já asseguramos R$ 50 milhões para este ano e precisaremos de mais R$ 120 milhões para a finalização ano que vem”, pontuou o governador.

O secretário de Estado de Cidades, Eduardo Chiletto, explicou que os cronogramas para a execução das obras foram repactuados com as empreiteiras. “As empresas também estão comprometidas no processo e terão que apresentar e cumprir os cronogramas físicos e financeiros apresentados”, disse.

Mais outros 14 Termos ainda serão pactuados com as instituições para a retomada de todas as obras. Apenas o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não será repactuado, pois já está sob análise e ação na Justiça Federal. O secretário informou que uma consultoria está analisando o projeto para a viabilização das obras.

Para o presidente do Tribunal de Contas, Waldir Teis, a assinatura dos termos possibilita a correção de irregularidades encontradas nas obras sem a necessidade da judicialização, como no caso do VLT. “Desta forma, as obras serão retomadas com segurança e tempo razoável. Permitindo que a sociedade saiba quando elas terão o reinício e quanto custará para os cofres públicos”, comentou.

Os termos permitem a retomada de oito projetos: a duplicação da Rodovia Mario Andreazza e da Estrada da Guarita, do complexo viário do Tijucal, das trincheiras do Santa Rosa e do Verdão, da construção dos muros do aeroporto, da UFMT e da Vila Militar, e das supervisões das trincheiras e dos viadutos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5361/visualizar/