Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 07 de Outubro de 2015 às 16:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O trabalho realizado pelos mesários durante uma eleição foi detalhado nesta quarta-feira (07.10) por servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) a estudantes que participam do programa Voto Consciente. Eles serão os mesários das eleições simuladas do programa, que serão realizadas ainda neste mês de outubro. Os alunos aprenderam desde o acionamento da urna, impressão da zerésima, votação, até a emissão do Boletim de Urna.

“Eu não sabia que existia tanto trabalho envolvido por trás da urna eletrônica, da função de mesário. É muito legal aprender como acontece os bastidores da eleição. Ouvi muitas pessoas que votar é chato, que só vão porque é obrigatório, eu achei o contrário”, pontuou a jovem de 14 anos, aluna da Escola Estadual José de Mesquita, Esther Evelyn. Ela disse estar ansiosa para sua primeira eleição, em 2018. “Votar é um direito valioso, e não uma obrigação. Eu quero escolher a pessoa que vai governar meu Estado, escolher quem eu acho que é melhor, e não vou pela cabeça dos outros, pelo que os amigos falam”.

Para as jovens de 17 anos, Géssica Castrillon e Laryssa Millena, ambas alunas da Escola Estadual Eliane Digigov Santana, a participação como mesários no programa Voto Consciente é uma experiência importante nos rumos da escola. Elas ainda estão analisando as propostas de cada partido, avaliando se as mesmas podem ser executadas dentro da realidade administrativa da escola. “Temos um partido que apresentou uma proposta que extrapola o campo de atuação escolar, que pode beneficiar a sociedade, mas não oferece nada dentro da escola. Temos outra proposta que melhora o dia a dia dentro da escola, o programa Voto Consciente tem levado estas questões para as salas de aula”, explicou Géssica.

Após receberem o treinamento como mesários,  os estudantes visitaram o Memorial da Justiça Eleitoral em MT, onde puderam conhecer a história da participação popular nas eleições, a consolidação da democracia e segurança da urna eletrônica.

O Voto Consciente é desenvolvido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso,  com o objetivo de despertar nos jovens estudantes a consciência cívica, fortalecer a cidadania, a ética, e a democracia,  e estimular a participação política consciente, livre e democrática.

Veja abaixo o calendário das eleições simuladas do Programa Voto Consciente nas escolas:

Eliane Digigov Santana, 23.10

João Crisótomo de Figueiredo 26.10

João Brienne de Camargo 27.10

José de Mesquita 28.10

Pascoal Moreira Cabral 29.10





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5611/visualizar/