Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 30 de Setembro de 2015 às 12:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação na sessão matutina desta quarta-feira (30), o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia e Distrito Federal, para a criação do consórcio interestadual, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento da região do Brasil Central.

O projeto foi idealizado durante os três Fóruns dos Governadores do Brasil Central realizados nesse ano em Goiânia, Cuiabá e Palmas. Na sexta-feira (2), o 4º Fórum acontece em Campo Grande.  

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), o Poder Legislativo apoia o Fórum dos Governadores em função da iniciativa inovadora de unir os estados para a busca de soluções conjuntas.

“Tenho certeza de que esses governadores estão fazendo história, é uma semente para sairmos da crise em que o país se encontra, não olhando para o passado, mas propondo inovações. Temos a oportunidade de nos estruturarmos, nos unirmos, ninguém sai de crise sem união e inovação, e é isso que está sendo feito por esses estados”, afirmou.

Na última edição do Fórum Brasil Central, o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que o Brasil Central é uma iniciativa diferenciada e ressaltou a união dos estados para colocar em prática, projetos que irão beneficiar a região Centro-Oeste.  

“Nossa força política nos faz grandes. Juntos, temos 18 senadores, 57 deputados federais, o que significa quase 10% da Câmara Federal, e 162 deputados estaduais”, afirmou o governador por meio da assessoria de imprensa.

O protocolo de intenções foi formatado pelos secretários de Planejamento e Assuntos Estratégicos dos estados. As áreas prioritárias são: agropecuária, industrialização, ciência, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação e infraestrutura e logística, turismo e meio ambiente. Depois, o projeto foi encaminhado às assembleias legislativas para apreciação dos parlamentares.

O Fórum dos Governadores foi criado durante o encontro dos chefes dos executivos dos estados, por sugestão do ministro de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger, com a finalidade de fortalecer as unidades federativas que integram o bloco.  

PARLACENTRO – A exemplo dos governadores, os deputados estaduais dos cinco estados e Distrito Federal criaram o Parlacentro para discutir temas em conjunto da região Centro-Oeste. Entre os assuntos, estão o ICMS, meio ambiente, logística, turismo e, no caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, segurança das fronteiras.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5800/visualizar/