Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Segunda - 28 de Setembro de 2015 às 09:28
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


 Uma mulher foi detida na noite deste domingo (27), em Cuiabá, depois de supostamente inventar que o filho de cerca de 2 anos havia desaparecido no Parque Mãe Bonifácia, durante a tarde.

O assunto ganhou a rede de mensagens instantâneas WhatsApp e se espalhou pela cidade, gerando grande mobilização de populares. Entretanto, a Polícia Civil e Militar não havia recebido nenhum chamado sobre o fato até as 21h da noite, sendo que o boato afirmava que o menino tinha sumido durante passeio a tarde no parque.

Intrigados, policiais militares compareceram ao parque, onde encontraram dezenas de pessoas em frente, mobilizadas a ajudarem na procura pelo menino. No local, receberam a informação de que a criança não tinha desaparecido, e estava com a mãe, no apartamento.

Devido à farsa, R. J. P. D foi encaminhada por policiais militares do 10° BPM para esclarecimentos na Central de Flagrantes. Ela teria forjado o boato com intuito de atingir o ex-companheiro, pai do menino. Ela pode ser autuada por crimes contra a honra, injúria, calúnia ou difamação.

Nota da Sesp

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou nota oficial após a criança ser localizada com a própria mãe explicando "ter acompanhado, de forma cautelosa, o suposto desaparecimento de uma criança na área do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, na tarde deste domingo (27.09).

O fato foi multiplicado nas redes sociais e via aplicativo de celular, porém, sem nenhuma formalização de familiares da criança no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), via 197 ou 190.

Apesar do caso não ter sido registrado na polícia, as forças de Segurança Pública foram mobilizadas para averiguar a veracidade do fato, e encontrou a criança na guarda da mãe
dentro de casa, não sendo confirmado que houve desaparecimento, e menos ainda, sequestro do menor.

O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, acompanharam todo o desenrolar da situação e cumprimentam a todos os cidadãos de bem que se mobilizaram na busca de encontrar a criança, o que mostra um amadurecimento da cidadania e como as mídias sociais podem ser bem empregadas em busca de objetivos nobres.

Entretanto, a Secretaria de Segurança Pública alerta que situações como essa, com origem em boatos, mobilizam desnecessariamente as forças de Segurança do Estado, prejudicando o atendimento de ocorrências verídicas e, sobretudo, arranham a credibilidade para o atendimento de situações futuras de risco real, perante as quais o Estado deve se articular e atuar no menor tempo possível.

As forças de Segurança Pública estarão sempre alertas para a proteção da sociedade mato-grossense.

Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso".





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5863/visualizar/