Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 25 de Setembro de 2015 às 14:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Assembleia Legislativa de Mato Grosso faz na próxima segunda-feira (28), às 15 horas, no auditório Milton Figueiredo, uma audiência pública para discutir os efeitos da Lei Kandir no Estado. A Lei Kandir regulamentou a aplicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). 

De competência dos estados e Distrito Federal, uma de suas normas é a isenção do pagamento do imposto para os exportadores do setor primário e de semi-elaborados. Proposta pelo deputado Wilson Santos (PSDB), líder do governo, a audiência pública vai discutir a lei que, com o advento da reforma tributária e administrativa no Congresso Nacional, corre o risco de acabar. 

A Lei Kandir prevê a isenção do ICMS e define um ressarcimento aos estados por parte do governo federal para as perdas geradas pela não arrecadação desses impostos. Conforme o deputado, Mato Grosso é um dos estados que mais produz grãos no País, com destaque para soja, arroz e milho. 

“Mato Grosso é um dos estados que mais contribui para o saldo da balança comercial brasileira, no entanto, por conta das desonerações de impostos nos produtos exportados, perde até R$ 1 bilhão por ano, dinheiro que poderia ser aplicado na melhoria das rodovias estaduais e até mesmo em setores como a educação, saúde e segurança”, afirma Santos. 

Está prevista na discussão a participação de deputados estaduais, federais, senadores, representantes do BNDES, Banco do Brasil, Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Indea e Câmara de Diretores Lojistas (CDL).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/5894/visualizar/