Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 21 de Setembro de 2015 às 13:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 As comemorações pelo Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira (21), tiveram início com o plantio de mudas de Ipês por moradores e ativistas na Avenida Principal do bairro Parque Atalaia. A iniciativa foi feita em parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Associação de Moradores do Parque Atalaia e ONG Filhos da Mãe Terra. Também começou a doação de mudas na região central da capital.

Ao longo da semana, outras ações marcarão a data, como as doações para a população de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais até quarta-feira (23), com início às 7h30, nas Avenidas Getúlio Vargas, ao lado da igreja matriz, Isaac Póvoas, na Praça Ipiranga, e Prainha, na subida do Morro da Luz. E, na quinta-feira (24), cerca de 700 árvores serão plantadas na margem esquerda do Rio Cuiabá.

Para o secretário de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Roberto Stopa, a iniciativa dos ativistas da ONG Filhos da Mãe Terra, da Embaixada Ativistas pela Paz, composta por moradores do Parque Atalaia, demonstra que a população também deve se sentir responsável e valorizar a arborização.

“Esta avenida foi asfaltada há cerca de um ano e temos a oportunidade de transformá-la em uma grande avenida verde. Após o plantio das mudas, os moradores assinam um termo de compromisso, em que se responsabilizam por irrigar e monitorar a árvore que plantaram, para garantir que ela cresça e torne este um local bem mais agradável”, disse Stopa.

Conforme o diretor da ONG, Noel Nonato, a iniciativa teve o objetivo de sensibilizar e conscientizar para o meio ambiente. “Trabalhamos na ONG há cerca de três anos e sempre buscamos levar a mensagem de preservação do meio ambiente. Hoje, estamos plantando 26 mudas, mas até o final do mês queremos arborizar toda a avenida e teremos 120 árvores plantadas”, assegurou.

Além das mudas, o canteiro central da avenida também será gramado. “Faremos o trabalho de gramar o canteiro e irrigar, mas pedimos que os moradores colaborem e construam as calçadas em suas propriedades. É lei e vai deixar a avenida ainda mais bonita e agradável”, destacou Stopa.

O presidente da associação de moradores do bairro, Carlos Roberto da Silva, o Carlão Atalaia, afirmou que, nos próximos 15 dias, buscará os moradores e comerciantes da região para que as calçadas que margeiam a avenida principal sejam construídas. “Este é um trabalho que beneficiará toda a comunidade e só temos a agradecer pela iniciativa”, disse.

O plantio das mudas foi monitorado pelo diretor de resíduos sólidos da secretaria, Abel Nascimento. “Uma cidade arborizada é mais bonita, confortável e com clima melhor. É nesse esforço coletivo que vamos recuperar o título de Cidade Verde para Cuiabá”, comentou.

As mudas plantadas foram de Ipês amarelo, rosa, branco e roxo e são produzidas no Horto Florestal.

Stopa explicou que a secretaria possui um programa permanente de plantio de árvores por toda a cidade. “Além disso, cada cidadão que visitar o Horto Florestal, recebe duas mudas, que podem ser frutíferas ou ornamentais, para que plante em casa”, pontuou.

Como parte da recuperação da mata ciliar das margens do Rio Cuiabá, na quinta-feira (24), encerrando a Semana da Árvore, a Secretaria e a ONG farão o plantio de, aproximadamente, 700 mudas de árvores na margem esquerda do rio, onde são realizadas as obras do Porto Cuiabá, na Avenida Beira Rio. As ações terão início às 8h30. As espécies plantadas serão Sarãs, Chimbuvas, Angicos, Pimenta de Macaco, Aroeiras, Carobinhas, Ipês, Mutambas, Gonçaleiros, entre outras.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6037/visualizar/