Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 18 de Setembro de 2015 às 15:49
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Os secretários de Assuntos Estratégicos, Gustavo de Oliveira, e de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, visitaram nesta quinta-feira (17) o Instituto Vetor Brasil, em São Paulo. A ida até a instituição teve o objetivo de propor a assinatura de um convênio para alocar, já para o próximo ano, trainees para o Governo de Mato Grosso.

De acordo com Gustavo, a ideia é dar continuidade à conversa que começou na 3ª reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central, realizado em Palmas (TO), e ao contato mantido com o Instituto pelo secretário da Sedec. Os dois secretários entendem que a aproximação com estes talentos pode ser uma oportunidade de ganhos para ambas as partes. “Absorver trainees para a estrutura do governo é uma das iniciativas que farão as transformações que pretendemos realizar no Estado”, avaliou Gustavo de Oliveira.

Para o secretário Seneri Paludo, o programa tende a preparar futuros líderes para a gestão e ajudará na descaracterização de conceitos preestabelecidos em relação ao trabalho em órgãos públicos. “Sem dúvida, ao final do período de seus contratos, estes profissionais voltarão para o mercado com novas e raras habilidades e conhecimentos, o que ampliará muito suas possibilidades de colocação futura para novas empreitadas”, pontuou.

O número de vagas para alocação de trainees ainda será definido. Mas os secretários já confirmaram que tanto a Sedec quanto o GAE disponibilizarão espaços em suas estruturas, com a previsão de que a Secretaria de Planejamento (Seplan) também absorva esses profissionais. Paralelamente, o Instituto Vetor abrirá a captação de trainees em Mato Grosso com vagas para vários estados do país.

Vetor Brasil

O Instituto Vetor Brasil, fundado em 2009 e destinado a usar o conhecimento de recém-formados para criar planos de desenvolvimento para pequenos municípios, agora, em nova fase, leva recém-formados para trabalhar em secretarias de governos estaduais e municipais. No projeto piloto do programa Trainee de Gestão Pública, desenvolvido pelo Vetor de 2014 até o momento, cerca de 17 mil inscrições foram registradas. Do processo seletivo, 12 dos que se destacaram hoje atuam em quatro estados brasileiros. Segundo os idealizadores da proposta, o programa tem o objetivo de oferecer vivência pública à nova geração de jovens profissionais e promover práticas de impacto em gestão pública, contribuindo com uma rede de futuros transformadores do país.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6075/visualizar/