Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 15 de Setembro de 2015 às 16:27
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O deputado estadual Eduardo Botelho (PSB) apresentou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, projeto de lei que cria a Delegacia Especializada na Proteção ao Idoso (Depi) dentro da estrutura organizacional da Policia Civil do Estado.

A Delegacia de Proteção ao Idoso (Depi) é de fundamental importância para investigar atos penais cometidos contra pessoas com mais de 60 anos e dar suporte de segurança a elas. O projeto é justificado ainda pelo índice crescente de casos de violência contra essa grande e indefesa parcela da sociedade. Além disso, a estrutura policial vai elaborar estatísticas mensais, anuais ou periódicas e, ainda, relatórios das atividades desenvolvidas pela delegacia, para que a política de proteção aos idosos seja mais ágil e eficaz na inibição dos crimes contra os idosos.

Segundo o parlamentar, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Mato Grosso possui cerca de 3.500 idosos,  sendo desses quase 50 mil moradores da capital. Estatísticas apontam que até 2025, o Brasil ficará em 6º lugar na escala mundial de população idosa, ou seja, cerca de 15% das pessoas.

Para Botelho, o Estado precisa se equipar com estrutura física e operacional, garantindo assim a dignidade e o tratamento diferenciado à segurança física e moral aos idosos.

O deputado Botelho ressalta os números estarrecedores e crescentes do setor de estatísticas da Polícia Civil de Mato Grosso, que registrou só em Cuiabá no último semestre mais de 1.500 ocorrências envolvendo vítimas com mais de 60 anos.

 “A Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso é de suma importância na proteção e no resgate da autoestima dessas pessoas. O Estado tem obrigação de garantir à pessoa proteção à vida e à saúde, efetivando políticas sociais que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade”, ressaltou Botelho.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6168/visualizar/