Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 14 de Setembro de 2015 às 08:24
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Entre janeiro e agosto deste ano, a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já recebeu 556 solicitações, montante superior em 53% ao total de 2014, que registrou 363 demandas. Até o momento, 359 solicitações foram finalizadas, o que corresponde a 65% do total e outras 193 continuam em aberto (35%). Foram recebidas 26 demandas no mês de janeiro, 47 em fevereiro, 82 em março, 65 em abril, 83 em maio, 67 em junho, 102 em julho e 84 em agosto. 


De acordo com Ouvidor Setorial, coronel da Polícia Militar, Wilson Batista, o tempo de resposta para o cidadão é a maior preocupação. Ele lembra que antes a solicitação demorava até mil dias para ser respondida e hoje, com a Portaria nº 230, publicada no Diário Oficial no dia 17 de junho deste ano pela Sema, o prazo máximo para respostas é 10 dias. O aumento de solicitações evidencia crédito da população no papel fiscalizador da secretaria, por isso a importância em dar retorno para todas as demandas. Outro ponto positivo é a produção de relatórios bimestrais pela Ouvidoria que subsidiem as tomadas de decisões da equipe gestora. 

A Sema aplicou em 2015 mais de R$ 8 milhões em multas por irregularidades denunciadas à Ouvidoria Setorial do órgão. 

Acompanhe online 

O usuário poderá acompanhar o andamento do processo acessando a mesma página onde foi realizada a solicitação. No espaço onde a ficha de cadastro é disponibilizada é preciso acessar o espaço consulta, insirir o número de protocolo que foi gerado ao final do registro da demanda e preencher a senha de acesso inicial, digitando sequencialmente os números de 1 a 5. Posteriormente a senha poderá ser alterada pelo usuário. 

Sobre o serviço 

Você pode procurar o serviço da Ouvidoria Setorial da Sema caso já tenha solicitado um serviço a algum setor da Sema, porém não foi atendido ou considerou o atendimento não satisfatório. Também pode fazer sugestões, elogios ou críticas sobre serviços prestados. Ou ainda se quiser realizar denúncias sobre cometimento de atos ilícitos relacionados ao meio ambiente no âmbito estadual. Utilize o sistema Fale Cidadão: 0800 65 3838 ou (65) 36313-7397, ouvidoria@sema.mt.gov.br. No site da Sema há a aba Ouvidoria e fala com a ouvidoria com outras informações. 

Balanço 2014 

No ano passado, a Ouvidoria Setorial da Sema recebeu 363 demandas, de janeiro a dezembro. Desse total, 153 (ou 42%) foram denúncias, 135 (37%) busca de informações, 38 (11%) reclamações, 32 (9%) solicitações diversas e quatro (1%) elogios ou sugestões. Os meses de junho, agosto e setembro obtiveram mais demandas, somando 118. As multas aplicadas totalizaram R$ 7,2 milhões, decorrentes das atividades de fiscalização, oriundas das denúncias.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6233/visualizar/