Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 01 de Setembro de 2015 às 13:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa, em reunião ordinária nesta terça-feira (1), encaminhou consulta à Procuradoria da Assembleia Legislativa para que o órgão se manifeste sobre a possibilidade de dilação do prazo de 180 dias para conclusão dos trabalhos, uma vez que por mais de dois meses houve uma paralisação das investigações por falta de equipe técnica. O parecer opinativo da Procuradoria deve respaldar a atuação da CPI, caso seja pela dilação do prazo, apresentada justificativa e votada em plenário por todos os parlamentares.

Os membros também votaram o convite para que quatro pessoas prestem esclarecimentos sobre a escolha da cidade-sede Cuiabá para o Mundial de Futebol de 2014. Conduziram os trabalhos hoje, os deputados Dilmar DalBosco (DEM), Wagner Ramos (PR), o relator Mauro Savi (PR) e o presidente Oscar Bezerra (PSB). 

Os nomes aprovados para terem depoimento colhido pela CPI são: deputado estadual Baiano Filho (PMDB), ex-secretário estadual de Esportes; o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) José Antônio Pagot; o ex-secretário-adjunto de Esportes, Laércio Vicente de Arruda, e o presidente licenciado da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Carlos Orione.

Os convidados vão depor sobre o processo de escolha da cidade-sede, o que conforme o presidente da CPI, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), segue normativas de processo de metodologia adotado através do Sumário de Sistematização do Processo de Investigação.

A Procuradoria da Casa de Leis apresentou um relatório parcial dos trabalhos já desenvolvidos pela CPI das Obras da Copa, principalmente, no que concerne à ratificação do objeto de investigação, que ampliou de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para todas as 56 obras contratadas para o Mundial de 2014.

“A metodologia adotada através do Sumário demonstra todo o passo a passo da investigação, desde o início do processo de escolha da cidade-sede Cuiabá. Queremos puxar o fio da meada. E por isso, neste retorno dos trabalhos, queremos ouvir todos os envolvidos nesta escolha, mas como convidados para que possamos esclarecer este processo de escolha, que foi político”, apontou o deputado Oscar.

As sessões da CPI foram suspensas para organizar a agenda de oitiva dos convidados citados a depor, e o retorno das atividades está marcado para o dia 9 de setembro, quando novos nomes serão votados para mais esclarecimentos sobre a investigação.  





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/6469/visualizar/